PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FÍSICA (CCEN - PPGF)

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA (CCEN)

Banca de DEFESA: ANTONIO CARLOS OLIVEIRA SANTOS

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANTONIO CARLOS OLIVEIRA SANTOS
DATA: 29/08/2019
LOCAL: Auditório PPGF
TÍTULO: Busca por Matéria Escura: Uma análise fenomenológica, do Planck ao LHC
PALAVRAS-CHAVES: Matéria Escura. Física de Colisor. Classificação de Eventos. Aprendizado de Máquina. Inteligência artificial. Violação de Sabor no Setor Leptônico
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Física
RESUMO: Nesta tese analisaremos o problema da Materia Escura (ME) sob o ponto de vista da Fisica de Particulas, propondo e investigando modelos de interacao para uma nova particula massiva fracamente interagente (do ingles WIMP) que, em principio, componha todo o conteudo escuro de materia do Universo. Analisaremos duas possibilidades. Em uma primeira contribuicao, discutiremos a fenomenologia de um fermion de Majorana interagindo unicamente via momento anapolar, ou seja, o mediador entre a ME e as particulas do modelo padrao da fisica de particulas (MP) e feita atraves do foton, partindo de uma Lagrangiana efetiva, mas tambem estudando este efeito por intermedio de um modelo simplificado, onde o momento anapolar e gerado, em correcoes radiativas, por escalares carregados eletricamente. Como nossa principal contribuicao, verificamos a possibilidade da materia escura ser produzida e detectada no LHC utilizando uma nova abordagem usando algoritmos de Inteligencia Artificial. Nossos resultados foram comparados a um futuro experimento de deteccao direta (um dos mais restritivos), mostrando o espaco de parametros mais efetivo para uma possivel descoberta no LHC. Em um segundo momento, estudamos a geracao do efeito de violacao de sabor no setor leptonico (LFV) formado pela ME. Focamos nossa pesquisa na extensao de gauge do modelo padrao SU(3)c SU(3)L U(1)N, chamada 3-3-1 com neutrinos de mao direita. Veremos que o novo boson vetorial neutro (Z0) fornece a maior contribuicao tanto para a abundancia da reliquia, sua producao no Universo primordial, quanto a deteccao de forma direta da materia escura do modelo. Alem disto, sera mostrado que os futuros experimentos que buscam por LFV (VOENA, 2017; RENGA, 2018), no processo de decaimento μ ! e , irao prover vinculos complementares extremamente relevantes para a ME, sendo capazes de sondar grande parte do espaco de parametros do modelo (relevante para a fisica da ME).
Interno - 2664371 - ALBERT PETROV
Externo à Instituição - ALEXANDRE ALVES