PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM (PPGENF)

Banca de DEFESA: KALINA COELI COSTA DE OLIVEIRA DIAS

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: KALINA COELI COSTA DE OLIVEIRA DIAS
DATA: 07/08/2020
LOCAL: https://meet.google.com/gwq-fvtn-uqc
TÍTULO: Cuidados Paliativos em Oncologia: assistência de enfermagem a crianças e familiares à luz da Teoria Final de Vida Pacífico
PALAVRAS-CHAVES: Enfermagem. Cuidados Paliativos. Criança. Relações Familiares. Teorias de Enfermagem.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem
RESUMO: Introdução: Na oncologia pediátrica, os cuidados paliativos visam proporcionar assistência integral e humanizada para melhorar a qualidade de vida de crianças e oferecer suporte à família no enfrentamento da doença até o processo de luto, sendo de suma importância a participação do enfermeiro como membro da equipe. Esta tese foi elaborada na modalidade de artigo e contemplou três estudos. No artigo de revisão intitulado Dissertações e teses sobre cuidados paliativos em Oncologia Pediátrica: estudo bibliométrico, o objetivo foi caracterizar indicadores bibliométricos de estudos oriundos de dissertações e de teses sobre cuidados paliativos em oncologia pediátrica defendidas em Programas de Pós-Graduação no cenário brasileiro. Identificou-se número reduzido de estudos oriundos de dissertações e de teses sobre cuidados paliativos em oncologia pediátrica defendidas em Programas de Pós-Graduação no cenário brasileiro. Os artigos originais tiveram como objetivos: analisar a atuação de enfermeiros na assistência à criança com câncer em cuidados paliativos na terminalidade, à luz da Teoria do Final de Vida Pacífico e analisar a atuação de enfermeiros no que concerne à promoção de assistência direcionada ao cuidador familiar de crianças com câncer em cuidados paliativos na fase final de vida, com base na Teoria do Final de Vida Pacífico. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa de campo de natureza qualitativa, norteada pela Teoria do Final de Vida Pacífico. O estudo foi realizado num hospital filantrópico de referência em Oncologia, na cidade de João Pessoa – PB, Brasil. Participaram da pesquisa 15 enfermeiros. A coleta de dados ocorreu no período de outubro a dezembro de 2019, sendo utilizada a técnica de entrevista. O projeto de pesquisa foi aprovado por um Comitê de Ética em Pesquisa com parecer n° 3.303.655. Para a análise dos dados, utilizou-se técnica de análise de conteúdo e os pressupostos da Teoria Final de Vida Pacífico. Resultados: Da análise qualitativa, elaboraram-se dois manuscritos: Assistência de enfermagem a criança com câncer em cuidados paliativos para um final de vida pacífico; Assistência de Enfermagem à família de crianças com câncer em cuidados paliativos na fase terminal. O primeiro estudo destacou a comunicação voltada ao conforto, ao alívio da dor, à promoção de paz e à valorização da dignidade, à autonomia e à aproximação com entes queridos para um final de vida pacífico. O segundo evidenciou a valorização da presença da família para promoção de paz, a importância da espiritualidade e da assistência de enfermagem à família de crianças com câncer em cuidados paliativos diante do luto antecipatório. Os resultados do estudo revelaram, por meio dos relatos dos enfermeiros, que a assistência de enfermagem, proporcionada à criança com câncer em cuidados paliativos na terminalidade, contempla os conceitos da Teoria Final de Vida Pacífico. Conclusão: Este estudo permitiu analisar a atuação de enfermeiros, no tocante à assistência de enfermagem prestada à criança com câncer em cuidados paliativos na terminalidade e a familiares à luz da Teoria Final de Vida. Os resultados ressaltam a relevância desta teoria para respaldar a prática assistencial do enfermeiro ao cuidar de crianças com câncer em cuidados paliativos na finitude e de seus familiares.
Externo ao Programa - 1164595 - ANA ALINE LACET ZACCARA
Externo ao Programa - 2300787 - BETANIA MARIA PEREIRA DOS SANTOS