PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM (PPGENF)

Banca de DEFESA: JEFERSON BARBOSA SILVA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JEFERSON BARBOSA SILVA
DATA: 25/08/2020
LOCAL: Ambiente virtual - a ser divulgado
TÍTULO: Yoga como intervenção de cuidado em saúde mental: ensaio clínico randomizado com mulheres privadas de liberdade
PALAVRAS-CHAVES: Prisão; Saúde Mental; Saúde da Mulher; Mulheres; Ensaio Clínico.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem
RESUMO: Objetivo: avaliar o efeito de uma intervenção com Yoga nos níveis de sofrimento psíquico, ansiedade, estresse e depressão de mulheres privadas de liberdade. Método: Ensaio clínico randomizado realizado com 98 mulheres da maior e mais populosa instituição correcional de um estado do Nordeste do Brasil. Foram utilizados um questionário sociodemográfico, jurídico e clínico, o Self-Reporting Questionnaire (SRQ-20) e Depression, Anxiety and Stress Scale (DASS 21). 49 mulheres foram alocadas no Grupo intervenção (GI) e 49 no Grupo Controle (GC) por meio de randomização estratificada proporcional. Após a coleta de dados inicial (T1), o GI recebeu uma intervenção de 13 semanas com um programa de práticas do Yoga. Ao final deste momento os dados foram novamente coletados (T2) possibilitando uma comparação entre os resultados e visualização dos efeitos da prática. A análise se deu por meio de estatística descritiva (frequência absoluta e relativa), o teste t de Student pareado, a Análise da Variância (ANOVA) e a regressão logística múltipla. Resultados: Observou-se uma redução significativa nos sintomas de depressão ao longo do tempo, com os valores médios mudando de 27 na linha de base para 3 na semana 13. Houve uma diminuição significativa na ansiedade ao longo do tempo (30 na linha de base para 18 na semana 13), no estresse de 30 na linha de base para 3 na semana 13 e no sofrimento psíquico de 30 na linha de base para 19 na semana 13. Conclusão: com base nos achados é imperativo o estimulo a implantação de programas de Yoga em ambientes prisionais frente aos benefícios positivos consistentes evidenciados no bem-estar mental e funcionamento comportamental das participantes.
Externo à Instituição - ALYNNE MENDONCA SARAIVA
Interno - 3076637 - ANA MARIA DE ALMEIDA