PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM (PPGENF)

Banca de DEFESA: CARLA BRAZ EVANGELISTA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CARLA BRAZ EVANGELISTA
DATA: 15/09/2020
LOCAL: Ambiente virtual - https://meet.google.com/gtz-ovtd-mur
TÍTULO: ESPIRITUALIDADE E A ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM A PACIENTES EM CUIDADOS PALIATIVOS: ESTUDO FUNDAMENTADO NA TEORIA DE JEAN WATSON
PALAVRAS-CHAVES: Espiritualidade; Teoria de Enfermagem; Enfermagem de Cuidados Paliativos na Terminalidade da Vida.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem
RESUMO: O atendimento da dimensão espiritual é um recurso de grande relevância para a assistência aos pacientes com doenças ameaçadoras da vida. Neste contexto, a Teoria do Cuidado Humano, pode ser utilizada para respaldar o atendimento da dimensão espiritual em pacientes que se encontram em cuidados paliativos. A presente tese foi constituída de 4 artigos. O primeiro trata-se de uma pesquisa do tipo reflexivo, e teve o objetivo de analisar a Teoria do Cuidado Humano de Jean Watson, segundo o modelo de descrição elaborado por Chinn e Kramer. O segundo teve o objetivo de adaptar o instrumento Care Factor Survey – Care Provider Version, na versão reduzida. Por sua vez, o terceiro e o quarto artigos tiveram os seguintes objetivos, respectivamente: investigar a percepção de pacientes em cuidados paliativos sobre o cuidado de enfermagem com destaque para a dimensão espiritual, à luz da teoria do cuidado humano; avaliar a atuação de enfermeiros na assistência a pacientes em cuidados paliativos, com destaque para dimensão espiritual, à luz da teoria do cuidado humano. O segundo artigo, metodológico, envolveu a tradução, a tradução reversa, a consolidação da versão preliminar do instrumento por um comitê composto por cinco membros, a validação de conteúdo por 5 juízes, mediante os cálculos de Coeficiente de Validade de conteúdo e do Kappa de Fleiss, e um teste piloto com 10 profissionais de enfermagem do instrumento Caring Factor Survey – Care Provider Version, em sua versão reduzida. O terceiro artigo, qualitativo, foi realizado em um hospital, localizado no munícipio de João Pessoa, com 19 pacientes em cuidados paliativo, a partir de uma entrevista semiestruturada. Para análise de dados, utilizou-se a técnica de análise de conteúdo, com apoio do software Iramuteq. O quarto artigo, qualitativo, foi realizado com 10 enfermeiros que atendem pacientes em cuidados paliativos em um hospital localizado em João Pessoa, a partir de uma entrevista semiestruturada e o material empírico foi analisado mediante a análise temática de conteúdo. A pesquisa somente início após aprovação do Comitê de Ética do Hospital Universitário Lauro Wanderley, sob CAAE de n° 99964918.0.0000.5183. O instrumento apresentou Coeficiente de Validade Total satisfatório e o kappa total foi quase perfeito. A pesquisa realizada com pacientes evidenciou os elementos do Cuidado Humano nas práticas de enfermagem, aspectos relacionados às crenças e práticas religiosas e espirituais; e a relação de ensino e aprendizagem entre o enfermeiro e o paciente em cuidados paliativos. A pesquisa realizada com enfermeiros evidenciou que a dimensão espiritual do cuidado é contemplada por diversas práticas religiosas e espirituais. Além disso essas práticas são respeitadas e incentivadas. Entretanto, existem dificuldades para realizar o atendimento da dimensão espiritual. Conclui-se que o instrumento Caring Factor Survey – Care Provider Version poderá ser utilizado para analisar o cuidado prestado pelos profissionais de enfermagem aos pacientes em cuidados paliativos. Ainda foi possível verificar que os enfermeiros realizam um cuidado humano, a partir de diversos elementos do Processo Caritas e utilizam algumas práticas religiosas/espirituais para realizar esse cuidado.
Presidente - 338391 - MARIA EMILIA LIMEIRA LOPES
Interno - 6338130 - PATRICIA SERPA DE SOUZA BATISTA