PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM (PPGENF)

Banca de DEFESA: DANIELE BELTRÃO LUCENA DE FRANÇA

DISCENTE: DANIELE BELTRÃO LUCENA DE FRANÇA
DATA: 24/09/2020
LOCAL: Ambiente virtual - meet.google.com/wns-bmnm-hsv
TÍTULO: VIGILÂNCIA DO DESENVOLVIMENTO NA CADERNETA DE SAÚDE DA CRIANÇA
PALAVRAS-CHAVES: Saúde da criança; Desenvolvimento infantil; Registros de saúde pessoal.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem
RESUMO: Introdução: A vigilância do desenvolvimento infantil proporciona um cuidado continuado em cada etapa da vida e a caderneta de saúde da criança configura-se como instrumento ideal para esse acompanhamento, devido seu potencial para promover a longitudinalidade do cuidado. Objetivo: Investigar as ações de vigilância do desenvolvimento infantil registradas na Caderneta de Saúde da Criança. Percurso metodológico: Estudo descritivo, transversal, realizado com análise de 424 cadernetas de crianças menores de três anos, cadastradas nas Unidades de Saúde da Família do município de João Pessoa – PB, nos meses de maio a novembro de 2019. Os dados foram analisados através dos programas estatísticos R e PSPP, com análise descritiva e inferencial, considerando um erro amostral tolerável de 5%. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal da Paraíba, sob o parecer número 3.156.449 e registrada pelo CAAE: 97362718.1.0000.5188. Resultados: Os itens que tiveram melhores registros foram idade (67,7%) e peso (70,3%) na folha de registro; data e hora de nascimento (67,5%) e peso (67,5%) ao nascer. Todavia, foram identificadas fragilidades no preenchimento dos itens de desenvolvimento (26,7%); intercorrências clínicas maternas (0,2%); sorologias no pré-natal e na maternidade (4,0% cada); teste do reflexo vermelho (10,4%) e curva do perímetro cefálico (9,7%). Nas regressões, a idade da criança, índice do desenvolvimento satisfatório, anos de estudo e renda foram associados aos desfechos - registro de crescimento e do desenvolvimento. A quantidade de filhos, trabalho no lar, escore da criança e da mulher e idade da criança apresentaram associação estatisticamente significativa. Conclusão: O uso da caderneta para a vigilância do desenvolvimento infantil está aquém do esperado, comprometendo a integralidade do cuidado à criança e possibilidade de identificação precoce de agravos ao desenvolvimento.
Presidente - 1212004 - ALTAMIRA PEREIRA DA SILVA REICHERT
Interno - 2136548 - JAEL RÚBIA FIGUEIREDO DE SÁ FRANÇA