PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM (PPGENF)

Banca de QUALIFICAÇÃO: MAYARA EVANGELISTA DE ANDRADE

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MAYARA EVANGELISTA DE ANDRADE
DATA: 11/12/2020
LOCAL: Ambiente virtual - https://meet.google.com/hgn-tczm-aks
TÍTULO: Criação e Validação de cartilha educativa sobre amamentação de lactentes com fissura lábio palatina
PALAVRAS-CHAVES: Aleitamento Materno; Fenda Labial; Fissura Palatina; Tecnologia Educacional.
RESUMO: Introdução: A Fissura Lábio Palatina é considerada uma má formação congênita, definida por uma degeneração tecidual que culmina em espaços anormais no lábio, no palato duro, palato mole e arco alveolar. Essas deformidades são responsáveis por modificações estéticas e funcionais. O diagnóstico pode ser realizado durante a gestação e a alimentação do lactente torna-se uma das principais preocupações da mãe e da família, tendo em vista as dificuldades na amamentação como sucção inadequada por falta de pressão oral, dificuldade de pega, refluxo de leite pelas narinas, fadiga durante a amamentação, complicações no desenvolvimento e no estado nutricional do lactente. Entretanto, o aleitamento materno é de crucial importância para que ocorra a maturação e crescimento craniofacial envolvendo ossos e músculos, além da adaptação do processo de sucção, sendo necessárias orientações adequadas acerca dos devidos cuidados na amamentação de bebês com FLP, incentivo e divulgação da importância do aleitamento materno exclusivo nos seis primeiros meses para este público. Objetivo: Construir e validar uma cartilha educativa sobre a amamentação de lactentes com fissura lábio palatina. Método: Trata-se de estudo metodológico para construção de uma cartilha educativa elaborada, a partir da sistematização de conteúdo, em que será realizada uma revisão integrativa e, em seguida, a composição final do conteúdo. A cartilha será submetida a apreciação de um grupo de juízes experts na temática. Os juízes convidados a participarem desta pesquisa deverão apresentar experiência assistencial, na docência e na pesquisa por período mínimo de cinco anos em fissuras lábio palatinas e/ou amamentação, sendo convidados profissionais multidisciplinares. A carta convite será enviada via e-mail e no ato da aceitação serão enviadas o Termo de consentimento livre esclarecido para autorização de participação. A outra forma de validação do instrumento é a validação de aparência, refere-se a uma avaliação realizada por pessoas que irão utilizar a cartilha. Como critério de inclusão adotado para validação de aparência da cartilha, as mães que fazem acompanhamento no serviço de fissuras lábio palatais no Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW), realizarão a validação desta cartilha. Como critério de exclusão as mães que apresentam contraindicação para amamentação. A análise de dados será realizada por meio do Índice de Validade de Conteúdo (IVC) para validação de conteúdo e aparência, este recurso mede a proporção dos experts em concordância acerca de determinados elementos do instrumento e de seus itens. Resultados preliminares: Para a elaboração da cartilha foi realizada a revisão da literatura, subsidiando a primeira etapa da construção, a sistematização do conteúdo. A revisão teve como questão norteadora: Quais os cuidados na amamentação de lactentes com fissura lábio palatina? Realizou-se uma busca bibliográfica nas bases de dados eletrônicas: MEDLINE, artigos na base de dados da LILACS, na PUBMED, CINAHL e no PORTAL PERIÓDICO DA CAPES. Para elaboração gráfica da cartilha houve a colaboração de uma artista para confecção de algumas imagens e de um designer gráfico para diagramação do conteúdo, todas essas etapas estão acontecendo sob supervisão da autora. O esboço da cartilha foi enviado para o desingner gráfico para que seja realizada a colorização e a diagramação das ideias, associando os textos com as imagens, tornando o conteúdo de fácil compreensão. A linguagem é objetiva, sendo utilizada a voz ativa, para que o leitor compreenda o conteúdo como uma conversa, informal, porém com informações baseadas em evidências científicas. Todas as ilustrações inseridas na cartilha têm função de exemplificar as orientações fornecidas, de modo que não serão utilizadas figuras de cunho decorativo.
Externo à Instituição - MARCELO COSTA FERNANDES
Interno - 1522688 - NEUSA COLLET