PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM (PPGENF)

Banca de QUALIFICAÇÃO: GABRIELA SILVA ESTEVES DE HOLLANDA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GABRIELA SILVA ESTEVES DE HOLLANDA
DATA: 16/12/2020
LOCAL: Ambiente virtual - meet.google.com/nje-vhwd-erq
TÍTULO: Estudo do comportamento sexual e fatores associados de mulheres das populações ribeirinhas
PALAVRAS-CHAVES: Mulheres; Vulnerabilidade em Saúde; Comportamento de Risco à Saúde; Comportamento Sexual.
RESUMO: Introdução: O comportamento sexual das mulheres vem se modificando e recebe influência de fatores sociocultural, da modernidade, resultando em piores desfechos nas populações vulneráveis. Objetivo geral: Investigar o comportamento sexual de mulheres de populações ribeirinhas do município de João Pessoa – PB. Método: Estudo transversal, analítico realizado em cinco comunidades ribeirinhas. Foram entrevistadas 170 mulheres residentes nas comunidades. Os dados foram coletados por uma entrevista individual utilizando um questionário estruturado com questões sociodemográficas, questões sobre comportamento sexual e uso de álcool, por meio do Teste para Identificação de Problemas Relacionados ao Uso de Álcool (AUDIT) e do Estudo do Comportamento Sexual no Brasil (ECOS). A investigação da ocorrência das Infecções Sexualmente Transmissíveis foi realizada por meio de testes rápidos de triagem para a hepatite B e C, para o HIV e para a sífilis. O estudo obteve aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal da Paraíba, sob parecer de nº 3.340.273. Os dados foram tabulados em planilhas eletrônicas e convertidos para programa estatístico para serem realizadas análises descritivas e regressão logística múltipla. Resultados iniciais: A idade média foi de 43,7 anos (DP: 14,8), predominância de mulheres casadas/união consensual (62,4%), com renda mensal de até um salário mínimo (72,9%), profissão do lar (32,9%). Quanto às características de comportamento sexual, observou-se que a maioria afirmou que a prática sexual é feita com beijo (85,5%), masturbação mútua (37,2%), sexo oral (34,8%), sexo anal (23,9%). O medo em relação à prática sexual é de engravidar (44,2%), não satisfazer o parceiro (44,2%), adquirir uma Infecção Sexualmente Transmissível (85,5%).
Presidente - 1626922 - ANA CRISTINA DE OLIVEIRA E SILVA
Interno - 3226188 - MARIA ELIANE MOREIRA FREIRE