PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM (PPGENF)

Banca de DEFESA: MARINA NASCIMENTO DE MORAES

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARINA NASCIMENTO DE MORAES
DATA: 16/12/2020
LOCAL: Ambiente virtual - https://meet.google.com/tzj-jyqg-yqe
TÍTULO: SOBRECARGA EM MULHERES QUE CUIDAM DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM TRANSTORNOS MENTAIS
PALAVRAS-CHAVES: Cuidadores; Adolescentes; Criança; Esgotamento Psicológico; Saúde Mental; Família.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem
RESUMO: Objetivo: Analisar a sobrecarga objetiva e subjetiva vivenciada por mulheres cuidadoras de crianças e adolescentes com transtorno mental, bem como os fatores vinculados e as estratégias de enfrentamento que estas utilizam. Método: Estudo realizado em duas etapas, em um ambulatório de psiquiatria da infância e adolescência de uma capital do nordeste Brasileiro. A primeira parte tratou-se de um estudo transversal, descritivo, com abordagem quantitativa, desenvolvido com 164 cuidadoras, utilizando-se um questionário socioeconômico e a Escala de Sobrecarga dos Familiares de Pacientes Psiquiátricos. Na segunda parte, um estudo qualitativo, descritivo, exploratório, realizou-se entrevistas individuais, semiestruturadas, com 14 cuidadoras. Os dados da primeira etapa foram tabulados e analisados por software estatístico, utilizando-se da estatística descritiva e análise inferencial. As entrevistas foram transcritas e analisadas com o auxílio do software IRAMUTEQ. Resultados: Observou-se uma sobrecarga total média de 3,07, enquanto as médias das sobrecargas objetiva e subjetiva foram 3,23 e 2,45, respectivamente. Identificou-se sobrecarga objetiva elevada relacionada a assistência em atividades da vida cotidiana e sobrecarga subjetiva alta decorrente do convívio com comportamentos problemáticos. Verificou-se também correlação significativa entre a quantidade de pessoas que o cuidador fornece cuidados, idade do cuidador e do indivíduo cuidado tanto com a sobrecarga objetiva, quanto da subjetiva. Os depoimentos apontam para três principais fatores vinculados a sobrecarga: o não compartilhamento efetivo do cuidar, as diversas outras responsabilidades que estas mulheres possuem e a falta de conhecimento acerca do melhor manejo e da patologia que acomete as os menores. Quanto as estratégias de enfrentamento, a espiritualidade, a prática de atividades prazerosas e a busca por suporte social foram as mais presentes. Conclusão: Os dados desta pesquisa evidenciam que a sobrecarga está presente em níveis elevados no cotidiano dessas colaboradoras, estando relacionada a diferentes fatores e estratégias de enfrentamento. O reconhecimento dos fatores atrelados a sobrecarga permite identificar com maior clareza as necessidades destas cuidadoras, possibilitando assim que os serviços e o Estado se corresponsabilizem nesse cuidado, através da implantação de políticas e práticas que visem o bem-estar e as aspirações dessas mulheres.
Presidente - 336997 - MARIA DJAIR DIAS
Interno - 4380117 - KENYA DE LIMA SILVA