PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM (PPGENF)

Banca de DEFESA: LAYANE TRINDADE DE SOUZA

DISCENTE: LAYANE TRINDADE DE SOUZA
DATA: 27/07/2022
LOCAL: Ambiente virtual - https://meet.google.com/qzj- bxxv-qvj
TÍTULO: Medidas não farmacológicas de prevenção da covid-19 e fatores associados entre universitários.
PALAVRAS-CHAVES: Estudantes; COVID-19; Distanciamento físico; Máscaras; Comportamento adicto.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem
RESUMO: Introdução: Perante o cenário de pandemia da covid-19, causada pelo vírus SARS-CoV-2, medidas de proteção individual e coletiva foram introduzidas para diminuir a transmissão viral. Objetivo: Investigar as medidas não farmacológicas de prevenção da covid-19 e fatores associados entre universitários. Método: Estudo transversal e analítico realizado com 404 estudantes universitários do estado da Paraíba no período de abril de 2020 a maio de 2022. Os dados foram coletados por meio de entrevista individual, com a utilização de um questionário autoaplicável e estruturado com questões sociodemográficas, características clínicas da covid-19, sobre a prática do uso de máscaras, distanciamento físico, uso de drogas lícitas e ilícitas e o Teste de Triagem do Envolvimento com Álcool, Cigarro e outras substâncias (Assist). Realizaram-se estatísticas descritivas e inferenciais. Resultados: A prevalência de covid-19 foi de 21,8%. Estudantes universitários que relataram diagnóstico positivo para a covid-19 (p<0,001), que apresentaram sintomas semelhantes a infecção (p=0,001) e que tiveram contato com pessoas diagnosticadas com a doença (p=0,001) apresentaram maiores chances para a prática do isolamento físico. Enquanto estudantes do sexo feminino apresentaram menores chances (p=0,012). Em relação a prática do uso de máscaras, estudantes universitários com renda familiar ≤ 2 salários mínimos (p=0,003) tem menores chances de fazer uso de máscaras e aqueles que exercem alguma atividade remunerada (p=0,002) tem chances aumentadas. Quanto ao tipo de máscara utilizada, a mais recorrente foi a máscara de tecido, 73,0%, seguida da máscara cirúrgica, 44,6%. O escore geral da prática do uso de máscaras entre os estudantes universitários foi de 23,7 (DP=4,9). Conclusão: Ratifica-se a necessidade de identificar possíveis fatores comportamentais na vida dos estudantes, a fim de implementar e fortalecer estratégias de prevenção eficientes contra a covid-19.
Presidente - 1626922 - ANA CRISTINA DE OLIVEIRA E SILVA
Externo à Instituição - KLEANE MARIA DA FONSECA AZEVEDO