PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM (PPGENF)

Banca de DEFESA: ANNE CAROLINNE MARIE DOS SANTOS GOMES

DISCENTE: ANNE CAROLINNE MARIE DOS SANTOS GOMES
DATA: 26/08/2022
LOCAL: PPGENF - Sala 02
TÍTULO: Desenvolvimento e evidências de validade de conteúdo de aplicativo móvel para prevenção de lesão por pressão em idosos.
PALAVRAS-CHAVES: Aplicativos móveis; Cuidadores; Enfermagem; Estudo de Validação; Idosos; Lesão por pressão; Tecnologia educacional.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem
RESUMO: Introdução: os aplicativos móveis têm sido utilizados no âmbito da saúde para disseminar práticas continuadas e de atualização para os profissionais da área, porém não foram encontradas evidências de disponibilidade de aplicativos móveis ativos que auxiliem o cuidador formal de idosos a prevenir lesões por pressão. Objetivo: Desenvolver e validar o conteúdo de um protótipo de aplicativo móvel sobre prevenção de lesão por pressão para cuidadores de idosos. Método: estudo metodológico para produção tecnológica do tipo prototipagem, com funcionalidade em aplicativo móvel, de caráter educativo, atinente à prevenção de lesão por pressão em idosos acamados ou com limitação de movimentos e voltado aos cuidadores formais de idosos. O desenvolvimento do aplicativo foi guiado pelo modelo de Design Instrucional Contextualizado (DIC), que consta das etapas: análise, design, desenvolvimento, implementação e avaliação. Neste estudo foram conduzidas as etapas de análise e de design, consistindo na diagramação das telas, conteúdo educativo a ser utilizado e fluxo de navegação para a plataforma móvel. Foi elaborada a interface do conteúdo didático e informativo sobre lesão por pressão e suas medidas preventivas, produção de imagens e desenvolvimento da paleta de cores. Por fim, realizou-se a validação de conteúdo do protótipo por docentes de uma Escola Técnica de Saúde da rede federal de educação, com experiência em formação de Cuidadores de Idosos, mediante aplicação do instrumento Suitability Assessement of Materials (SAM). Os dados foram analisados por meio de estatística descritiva. Resultados: O protótipo, nomeado por “LPPrev”, dispõe de informações sobre conceito, estadiamento, causas das LP, principais locais de acometimento; lembretes para a realização do reposicionamento do idoso em leito conforme cadastro do paciente, com assistência a nutrição, hidratação oral e higiene corporal e íntima da pessoa idosa e dispõe de orientações quanto aos cuidados preventivos. A avaliação obteve qualidade superior, havendo consenso entre os juízes quanto à adequabilidade do aplicativo, com obtenção de 96,6% de efetividade do instrumento Suitability Assessement of Materials. Conclusão: Ao final do processo de desenvolvimento e de validação do “LPPrev”, dispõe-se de protótipo de aplicativo adequadamente estruturado segundo as categorias avaliadas pelo SAM e preparado para passar às demais etapas do modelo de Design Instrucional Contextualizado.
Interno - 566558 - MIRIAN ALVES DA SILVA
Presidente - 1222702 - SIMONE HELENA DOS SANTOS OLIVEIRA