PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM (PPGENF)

Banca de DEFESA: HEMMILY NOBREGA VENTURA

DISCENTE: HEMMILY NOBREGA VENTURA
DATA: 25/08/2022
LOCAL: Ambiente virtual - link: https://meet.google.com/nxd-irnu-qsi
TÍTULO: Fatores associados a intenção da inserção de DIU e laqueadura tubária em um hospital escola
PALAVRAS-CHAVES: Planejamento familiar; Anticoncepção; Saúde reprodutiva.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem
RESUMO: Introdução: Comumente, existe um perfil de mulheres que busca métodos contraceptivos de longa duração e irreversíveis. Logo, fatores associados a intenção da inserção do DIU e laqueadura tubária vem sendo alvo de estudos na área de saúde da mulher. Objetivo: Analisar os fatores relacionados com a opção de inserção de DIU e laqueadura tubária de mulheres assistidas em um hospital escola. Método: estudo documental, analítico, exploratório retrospectivo, com abordagem quantitativa, realizado com 234 mulheres em um hospital escola. Para a coleta de dados, utilizou-se dois instrumentos que tratavam do perfil sociodemográfico e gineco-obstétrico das mulheres. Na análise de dados univariada, foram estimadas as frequências absolutas e relativas para variáveis categóricas, média e desvio-padrão para as variáveis numéricas. Na análise bivariada, foram realizados testes de associação como Qui-quadrado de Pearson e foi calculada a razão de prevalência (RP) com os respectivos intervalos de confiança (IC) de 95%. Os dados foram processados através do software IBM Statistical Pacckage for the Social Sciences (SPSS®) versão 22.0. O projeto de pesquisa foi aprovado sob protocolo CAAE 57252122.0.0000.5183. Resultados: Foi constatada associação estatística significativa entre o uso do DIU e mulheres com média de 28 anos, com 1 ou 2 filhos vivos e 1 ou 2 gestações, bem como a realização da laqueadura tubária e mulheres com média de 32 anos, que não exercem atividade remunerada e possuem mais de 2 filhos vivos. As revisões constataram o papel do enfermeiro no planejamento reprodutivo; que a falta de planejamento apresenta correlação com o espaço de tempo entre a menarca e a primeira relação sexual e que mulheres menos escolarizadas, com baixa renda e com união consensual apresentam maior demanda por contracepção; além de que o DIU atrai mulheres que já possuem filhos e a laqueadura casais com prole definida. Conclusão: A correlação de fatores com a opção da inserção do DIU e laqueadura tubária visou conhecer o perfil de mulheres que busca um hospital escola para aquisição do método contraceptivo pretendido, tornando assim explícita a necessidade da construção de protocolos baseados em evidências para traçar estratégias específicas para romper barreiras organizacionais e individuais para a adesão aos métodos.
Presidente - 336720 - MARTA MIRIAM LOPES COSTA
Interno - 1368768 - JACIRA DOS SANTOS OLIVEIRA