PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM (PPGENF)

Banca de QUALIFICAÇÃO: RAFAELA DE MELO ARAÚJO MOURA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RAFAELA DE MELO ARAÚJO MOURA
DATA: 29/03/2023
LOCAL: Ambiente virtual - Link: meet.google.com/wbw-bxre-pph
TÍTULO: Terminologia Clínica de Enfermagem Construída a partir dos Subconjuntos da CIPEâ Desenvolvidos no Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal da Paraíba
PALAVRAS-CHAVES: Enfermagem; Terminologia Padronizada em Enfermagem; Processo de Enfermagem; Diagnóstico de Enfermagem, Subconjunto Terminológico, Nomenclatura de Enfermagem, Classificação Internac
RESUMO: Resumo: Em tese, afirma-se que os Subconjuntos Terminológicos da CIPE® subsidiam a estruturação de uma Terminologia Clínica aplicável à pratica da Enfermagem como instrumento que guiará os enfermeiros na prestação de cuidados assistenciais nos mais diversos contextos de saúde e/ou clientelas, auxiliando-os no processo de raciocínio clínico, fornecendo suporte ao registro da documentação da prática profissional da enfermagem, contribuindo para a sistematização da assistência de enfermagem e, sobretudo, oferecendo maior visibilidade à profissão. Objetivo Geral: Estruturar uma Terminologia Clínica de Enfermagem, a partir dos Subconjuntos Terminológicos da Classificação Internacional para Prática de Enfermagem desenvolvidos no Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, do Centro de Ciências da Saúde, da Universidade Federal da Paraíba. Percurso Metodológico: Trata-se de um estudo metodológico, de natureza exploratória descritiva, com o objetivo de estruturar um instrumento de captação ou de intervenção na realidade, obtendo-se como desfecho um método que poderá ser representado por um fluxograma, um protocolo, uma lista de passos ou considerações a serem seguidas por outros pesquisadores. Para execução desse estudo, foram desenvolvidas três etapas: 1ª - construção de um banco de conceitos de diagnósticos, resultados e intervenções de enfermagem relevantes à prática de enfermagem, a partir dos Subconjuntos Terminológicos da Classificação Internacional para Prática de Enfermagem; 2ª - mapeamento dos conceitos de diagnósticos, resultados e intervenções de enfermagem contidos nos Subconjuntos Terminológicos da Classificação Internacional para Prática de Enfermagem desenvolvidos no Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, da Universidade Federal da Paraíba, com a Classificação Internacional para Prática de Enfermagem Versão 2019-2020; e 3ª - organização dos conceitos de diagnósticos, resultados e intervenções de enfermagem provenientes do mapeamento, como uma Terminologia Clínica de Enfermagem. Resultados e Discussão: O estudo ficou composto por 20 produções, sendo 13 (65%) dissertações e sete (35%) teses relacionadas à construção e/ou validação de Subconjuntos Terminológicos da Classificação Internacional para Prática de Enfermagem, o que resultou inicialmente em 1.410 diagnósticos/resultados de enfermagem e 6.518 intervenções de enfermagem. Os processos de mapeamento, normalização e análise do grau de equivalência, resultaram em 910 diagnósticos/resultados de enfermagem e 4.772 intervenções de enfermagem. Ao final, a Terminologia Clínica ficou composta por 710 conceitos diagnósticos/resultados de enfermagem e 252 verbos de ação. Considerações Finais: Diante o exposto, corrobora-se a Terminologia Clínica de Enfermagem como uma ferramenta que contribuirá significativamente para a prática assistencial, tendo em vista que seu conteúdo apresenta os principais diagnósticos/resultados de enfermagem e os termos do eixo ação que irão compor com outros eixos da Classificação Internacional para Prática de Enfermagem e formular as intervenções de enfermagem direcionados à clientela específica.
Interno - 036.169.294-31 - GREICY KELLY GOUVEIA DIAS BITTENCOURT - NENHUMA
Presidente - 1368768 - JACIRA DOS SANTOS OLIVEIRA