PROGRAMA INTEGRADO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FILOSOFIA (PIPGF)

Banca de DEFESA: SÁVIO LIMA SIQUEIRA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SÁVIO LIMA SIQUEIRA
DATA: 30/06/2022
LOCAL: Google Meet: https://meet.google.com/jjg-nagj-nsv
TÍTULO: ΜΟΥΣΙΚἠ COMO DISCIPLINA PROPEDÊUTICA DA DIALÉTICA NA REPÚBLICA-VII
PALAVRAS-CHAVES: Platão, República, Μουσικἠ, Dianoia
ÁREA: Filosofia
SUBÁREA: Metafísica
RESUMO: Analisamos a Μουσικἠ como uma disciplina propedêutica da Dialética, destacando o seu papel mimético e a sua contribuição enquanto atividade educativa na preparação para a Filosofia. Apresentamos uma interpretação não Pitagórica da Μουσικἠ em Platão. Destacamos a interpretação projetiva dos diálogos Platônicos, não realizando uma interpretação dogmática. O filósofo parte do sensível para se elevar ao inteligível, no contexto das analogias, cuja finalidade é levar o ouvinte/leitor à contemplação do que não pode discernir com os olhos e ouvidos do corpo. Avaliamos a noção de Μουσικἠ que Platão apresenta na República e sua relevância para o exercício da Filosofia. O problema posto pela inserção da Μουσικἠ no Currículo de estudos definido no Livro VII da República apresenta duas possibilidades: ou a Μουσικἠ se acha no ápice dos estudos do filósofo-rei, inserida na Dialética, ou deve se incluir no grupo de estudos propedêuticos da Dialética. Optamos por esta segunda alternativa, por razões positivas e negativas. As positivas apoiam-se na referência textual à Μουσικἠ no texto do diálogo, a partir de 521c, como “disciplina que eleva a alma do que nasce ao que é”, antes mesmo de iniciar o currículo das outras disciplinas propedêuticas: Aritmética (522c), Geometria (526c), Astronomia (527d), Estereometria (528a), refletindo por fim sobre a “verdadeira Astronomia” (529a) e a Harmonia (530 c), antes de abordar a Dialética (532b). Abordamos então o problema posto pela necessidade de inserir a Μουσικἠ no plano da “Analogia da Linha” (VI 509d ad fin.), em estreita relação com a Dianoia. Quanto às razões negativas para associar a Μουσικἠ à Dialética, apontamos a impraticabilidade pedagógica de uma “música dialética”, de alcance educativo nulo, como disciplina do noeta superiores. Reforçamos este argumento atribuindo aos Pitagóricos esta concepção da Μουσικἠ.
Interno - 1560574 - ANDERSON DARC FERREIRA
Externo ao Programa - 1855593 - FRANCISCO DE ASSIS VALE CAVALCANTE FILHO