PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENERGIAS RENOVÁVEIS (PPGER)

Banca de QUALIFICAÇÃO: RAYSE MACHADO FERREIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RAYSE MACHADO FERREIRA
DATA: 27/02/2023
LOCAL: meet.google.com/bay-gtac-uyu
TÍTULO: DESEMPENHO DE METAIS DE TRANSIÇÃO SUPORTADOS EM GRAFENO REDUZIDO COMO CATALISADORES PARA APLICAÇÃO EM CÁTODOS DE CÉLULAS A COMBUSTÍVEL
PALAVRAS-CHAVES: Células a combustível; catalisadores; metais de transição, grafeno reduzido.
RESUMO: A crescente demanda global por energia utilizando combustíveis poluentes e não renováveis têm resultado no esgotamento de recursos naturais. O desenvolvimento de fontes renováveis e sustentáveis de energia é fundamental para reduzir os problemas da poluição. A célula a combustível tem atraído um crescente interesse como fonte de energia limpa para muitos dispositivos. Entretanto, a sua produção ainda envolve a utilização de metais nobres, que elevam o custo final de produção, tornando-a menos acessível no mercado. O desenvolvimento de catalisadores alternativos com elevada atividade eletrocatalítica para reação de redução de oxigênio, reação que ocorre em cátodos de célula a combustível, tornou-se essencial devido à necessidade de redução do custo de produção. Utilizando materiais de baixo custo como pó de grafite como matéria prima, visando uma produção simplificada de grafeno reduzido, foi possível projetar um compósito promissor para o desenvolvimento de catalisadores eficientes para esta reação. A síntese para produção de grafeno reduzido dopado com nitrogênio foi realizada pelo método de síntese química, em meio ácido, como potencial catalisador catódico em células a combustível. O compósito foi caracterizado por difração de raios-X (DRX), análise termogravimétrica (TGA) e espectroscopia ultravioleta/visível (UV-vis). O DRX revelou padrões característicos da formação do grafeno reduzido representado por sua estrutura amorfa. A TGA mostrou estabilidade do material sintetizado, onde a etapa de decomposição ocorreu a partir de 400 °C. A análise UV-vis revelou uma banda de absorção característica ao material em 255 nm. Estudos eletroquímicos de voltametria cíclica (VC) foram conduzidos em solução aquosa alcalina, sobre o qual mostraram que o grafeno reduzido apresentou boa performance eletrocatalítica frente à reação de redução de oxigênio, exibindo melhor transferência de elétrons, visto que, possui o potencial inicial mais positivo de -0.144 V e corrente limite de difusão máxima de -0.0382 mA, que se aproxima à de materiais comerciais como a platina. Estes resultados sugerem que o grafeno reduzido apresenta performance eletrocatalítica promissora para o desenvolvimento de cátodos para aplicação em células a combustível, seja como catalisador livre de metais ou como suporte catalítico para compostos de metais de transição.
Presidente - 1980960 - FLAVIA DE MEDEIROS AQUINO
Interno - 007.382.484-44 - JOELDA DANTAS - UFPB