PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA (PPGSF)

Banca de DEFESA: CLARIANA FALCÃO SILVA

DISCENTE: CLARIANA FALCÃO SILVA
DATA: 29/09/2022
LOCAL: https://meet.google.com/thg-weay-uoq
TÍTULO: Implicações do contexto da pandemia por covid-19 na prática do aleitamento materno na atenção básica: percepções das mulheres lactantes
PALAVRAS-CHAVES: Pandemia por Covid-19. Atenção Básica. Aleitamento Materno. Criança. Mulher.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Saúde Coletiva
RESUMO: A amamentação é considerada uma importante estratégia de sobrevivência infantil, que além de fornecer o alimento natural mais completo, é também uma oportunidade de fortalecimento do vínculo mãe-bebê, podendo ser influenciada pelo contexto pessoal, histórico e sociocultural da vida da mulher. Considerando a relevância da amamentação para a saúde da mulher e da criança, e diante da pandemia causada pelo vírus SARS-CoV-2 e das suas repercussões na oferta do cuidado em saúde na atenção básica, pretendeu-se com este estudo compreender as implicações do primeiro ano da pandemia por Covid-19 na prática do aleitamento materno no âmbito da atenção básica, a partir da percepção das mulheres lactantes. Trata-se de um estudo descritivo, exploratório, com abordagem qualitativa, em que foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 24 mulheres acompanhadas nas Unidades de Saúde da Família do Distrito Sanitário III da Cidade do Recife-PE, que amamentaram no período da pandemia, entre os meses de abril e setembro de 2020. As entrevistas foram gravadas e transcritas, sendo esses dados posteriormente analisados, interpretados e sistematizados pela técnica da análise de conteúdo proposta por Bardin, à luz da Teoria Interativa da Amamentação. Este estudo contribuiu para evidenciar que os benefícios da amamentação superam quaisquer riscos potenciais de transmissão do vírus, e que o sucesso desta prática depende da adequada interação mãe-filho-ambiente. Destaca-se ainda a importância da amamentação na sociedade, no cuidado integral à saúde da mulher e da criança, independente do cenário de pandemia, proporcionando uma maior reflexão para o fortalecimento de uma rede de apoio especializada no ciclo gravídico-puerperal e na prática do aleitamento, a fim de superar os novos desafios por elas vivenciados.
Interno - 6752532 - ANA SUERDA LEONOR GOMES LEAL
Externo à Instituição - TARCIANE MARINHO ALBUQUERQUE DE VASCONCELLOS CRUZ