PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA QUÍMICA (PPGEQ)

Banca de DEFESA: KARINA SOARES DO BONFIM

DISCENTE: KARINA SOARES DO BONFIM
DATA: 26/03/2019
LOCAL: Sala de Aula do PPGEQ
TÍTULO: SECAGEM EM CAMADA DE ESPUMA DA BABOSA PARA UTILIZAÇÃO EM FORMULAÇÃO COSMÉTICA
PALAVRAS-CHAVES: JUÁ; ISOTERMAS; PENTEABILIDADE; BRILHO.
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Química
RESUMO: A Aloe vera popularmente conhecida como Babosa, e uma planta da familia Liliaceae e do genero Aloe. A secagem e uma maneira de preservar os nutrientes, conservar alimentos e aumentar o tempo de prateleira. Entre os tipos existentes pode-se destacar a secagem em camada de espuma por ser uma alternativa simples e de baixo custo. O objetivo desta pesquisa foi avaliar a secagem em camada de espuma do gel da babosa para obtencao da sua forma em po e testar sua aplicacao em formulacoes de xampu e condicionador. A metodologia do planejamento experimental fatorial completo de 2³+ 3 pontos centrais foi utilizada, com as variaveis de entrada: concentracao do espumante, tempo de agitacao e temperatura de secagem. E variaveis de saida: umidade final em base seca e tempo de secagem. O agente espumante utilizado foi o po da entrecasca do jua. A caracterizacao fisica da espuma foi realizada atraves das analises de densidade, estabilidade, capacidade de incorporacao de ar e percentual de expansao. Os dados das cineticas de secagem obtidos foram ajustados a modelos matematicos nao lineares. As isotermas de sorcao foram obtidas para as condicoes minimas, centrais e maximas do planejamento experimental nas temperaturas de 20 °C, 30 °C e 40 °C. Como tambem foram obtidas para o gel in natura e para o po obtido por liofilizacao para as isotermas de dessorcao e adsorcao respectivamente. Sendo posteriormente testados os seus ajustes a modelos matematicos. Para a caracterizacao fisico-quimica do po utilizado nas formulacoes cosmeticas foram realizadas as analises de cinzas, umidade, proteinas e lipidios. Formulacoes de xampu e condicionador contendo o po nas concentracoes de 0,5%, 1,5% e 3,0% foram testadas. E uma formulacao sem po chamada de controle. Para avaliacao da formulacao foi feito o estudo da estabilidade acelerada e o teste de mechas, que envolve a penteabilidade e a analise de brilho. A secagem em camada de espuma mostrou-se eficiente para obtencao do po. A espuma mais estavel foi obtida para as condicoes de 5% de espumante, 6 min de agitacao e 50 °C. Pela analise estatistica foi observado que a capacidade de incorporacao de ar e o percentual de expansao aumentaram com o aumento das variaveis estudadas. O oposto ocorre para a densidade. As variaveis de entrada nao se mostraram estatisticamente significativas para as respostas. As cineticas de secagem obtidas possuiram bons ajustes para os modelos de Page e Newton. As isotermas de dessorcao nao puderam ser ajustadas a modelos matematicos. As de adsorcao foram ajustadas ao modelo de Oswin. O po escolhido para as formulacoes foi o obtido nos niveis maximos do planejamento, cuja caracterizacao fisico-quimica desse po demostrou maior concentracao dos nutrientes apos a secagem. Formulacoes de xampu e condicionador contendo o po da babosa foram obtidas. A analise de estabilidade acelerada mostrou a instabilidade da formulacao do xampu.Uma nova formulacao foi feita, cuja maior penteabilidade observada foi para a concentracao de 3% e o aumento do brilho para a de 0,5%.
Presidente - 1680326 - JOSILENE DE ASSIS CAVALCANTE
Externo ao Programa - 2115773 - LIANA CLEBIA DE MORAIS PORDEUS