PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS (PPGCC)

Banca de DEFESA: LEONARDO LUIZ LOPES FILHO

DISCENTE: LEONARDO LUIZ LOPES FILHO
DATA: 26/02/2021
LOCAL: Plataforma Digital
TÍTULO: O CAPITAL INTELECTUAL E A GERAÇÃO DE VALOR NO MERCADO DE JOGADORES DE FUTEBOL
PALAVRAS-CHAVES: Ativos intangíveis, Capital humano, Capital estrutural, Capital relacional.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
SUBÁREA: Ciências Contábeis
RESUMO: O futebol é um desporto de renome mundial que transborda as barreiras do entretenimento. Quando se trata de transações, o Brasil é um dos países mais participativos na questão de transferência de jogadores internacionais. Em 2020, o futebol movimentou cerca de US$ 5,63 bilhões de dólares, dos quais US$ 734 milhões em transações de jogadores brasileiros (MUNDIM, 2021). Apesar das emoções que giram em torno desse mercado, os clubes são instituições tradicionais, que tem como particularidade o fato de que os personagens principais de seus sucessos são os seus ativos intangíveis, ou seja, seus jogadores. Poucos clubes brasileiros têm condições financeiras para realizar grandes investimentos visto que a maior parte deles tem um grau de profissionalização de gestão baixo e ineficiente, bem como dívidas altíssimas (GIOVANNETTI; ROCHA; SANCHES; SILVA, 2006). Em contrapartida, os ativos intangíveis desses clubes - os jogadores - têm um alto potencial de lucratividade com grande capacidade de geração de riqueza que podem ser usados como uma válvula de escape para melhorar sua situação financeira. O objetivo dessa dissertação de mestrado é analisar os determinantes dos valores de mercado dos 500 jogadores de futebol brasileiros mais valorizados (ano 2019) tendo como variáveis explicativas os indicadores de capital intelectual. A base de dados advém do site transfermarket (site comumente utilizado em periódicos esportivos internacionais como fonte de informação dos valores de mercado dos jogadores). Nas análises foram utilizadas estatísticas descritivas e estimações de modelos de dados em painel com controle dos efeitos fixos do jogador, dos efeitos fixos do clube e dos efeitos de interações jogador-ano e clube-ano. Em resumo, os resultados encontrados permitem destacar a importância das: (i) variáveis relacionadas ao capital humano (idade, jogos disputados no ano e gols e assistências) são determinantes para o valor de mercado do jogador; (ii) O valor do clube (capital estrutural) é variável significativa, indicando que o fato de jogar em um clube de elevado valor agregado contribui para aumentar o valor de mercado do jogador. Conclui-se que, dado que as transferências de jogadores são a segunda principal fonte de renda dos clubes, perdendo apenas para as cotas de transmissão, entender a precificação dos jogadores pode auxiliar os clubes a uma melhor gestão, possibilitando inclusive maiores chances de êxito financeiro.
Externo ao Programa - 3007591 - ANTONIO VINICIUS BARROS BARBOSA
Presidente - 1524258 - PAULO AGUIAR DO MONTE