PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS (PPGCC)

Banca de DEFESA: CARLOS ANDRE MARINHO VIEIRA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CARLOS ANDRE MARINHO VIEIRA
DATA: 27/07/2021
LOCAL: Plataforma digital - online
TÍTULO: Qualidade da auditoria e vieses do sentimento em auditores, empresas e investidores
PALAVRAS-CHAVES: Auditoria; Sentimento; Continuidade operacional; Gerenciamento de resultados; Divulgação de resultados.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
SUBÁREA: Ciências Contábeis
RESUMO: Esta tese teve por objetivo analisar se a qualidade da auditoria consegue mitigar os vieses causados pelo sentimento nos auditores, nas empresas e nos investidores. O sentimento é composto por expectativas irracionais sobre o comportamento de ativos não justificadas pelos fundamentos econômicos subjacentes. A literatura estabelece que o sentimento pode influenciar a opinião dos auditores sobre a continuidade operacional das empresas, o nível de gerenciamento de resultados e a reação dos investidores à divulgação de resultados. Em momentos otimistas, auditores objeto do sentimento podem se mostrar menos propensos a emitir opiniões negativas sobre a continuidade operacional das empresas auditadas em dificuldades financeiras, uma vez que podem basear suas expectativas em fundamentos econômicos de difícil realização. O gerenciamento de resultados também pode ser impulsionado por investidores objeto do sentimento, visto que administradores pressionados pela exigência de melhores resultados em períodos excessivamente otimistas. O sentimento também pode influenciar a reação dos investidores aos anúncios de resultados, uma vez que os resultados inesperados positivos causam reações mais fortes em períodos otimistas e os resultados inesperados negativos mostram-se mais relevantes em períodos pessimistas. Neste contexto, a qualidade da auditoria é definida como um conjunto de características que estão ligadas a uma maior expertise, experiência e independência dos auditores, capazes de mitigar os vieses do sentimento. Foram criadas três variáveis de sentimento a nível agregado e individual, para mensurar os diferentes vieses que afetam os agentes de mercado: o sentimento do investidor, o sentimento gerencial e o sentimento da firma. A amostra foi composta por empresas não-financeiras com dados disponíveis para o período entre 2010 e 2018. A primeira hipótese analisou a relação entre a probabilidade de emissão de opiniões GC, a qualidade da auditoria e o sentimento. Os resultados sugerem que algumas características da auditoria podem mitigar o efeito do sentimento na opinião de auditoria, mas que esse efeito não é generalizado para a maioria das características do auditor que dentoam uma melhor qualidade, refutando a H 1 desta tese. A segunda hipótese analisou a relação entre o gerenciamento de resultados, a qualidade da auditoria e o sentimento. Observou-se que algumas características da auditoria conseguem reduzir os vieses do sentimento quando o gerenciamento de resultados positivo é utilizado para se superar benchmarks de lucros, mas que este resultado é limitado a poucos modelos, rejeitando a H 2 desta tese. A terceira e última hipótese analisou a relação entre a reação dos investidores aos anúncios de resultados, a qualidade da auditoria e o sentimento. Descobriu-se que a sensibilidade das ações ao sentimento é maior quando os resultados inesperados positivos estão em linha com as expectativas otimistas dos investidores. Ainda, observou-se que a qualidade da auditoria reduziu os vieses do sentimento otimista na reação dos investidores, corroborando a H 3 desta tese.
Presidente - 1455546 - MARCIO ANDRE VERAS MACHADO
Externo ao Programa - 1848107 - CASSIO DA NOBREGA BESARRIA