PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA POLÍTICA E RELAÇÕES INTERNACIONAIS (CPRI)

Banca de DEFESA: BRUNA QUEIROZ RIBEIRO McMAHON

DISCENTE: BRUNA QUEIROZ RIBEIRO McMAHON
DATA: 29/03/2019
LOCAL: Sala do PPGCPRI
TÍTULO: POLÍTICAS SOBRE DROGAS E A VIOLÊNCIA: ROTAS ALTERNATIVAS À LUZ DOS ESTUDOS PARA A PAZ
PALAVRAS-CHAVES: política de drogas; proibicionismo, violência; cannabis; paz.
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Ciência Política
SUBÁREA: Política Internacional
RESUMO: Ha pouco mais de cem anos atores no plano internacional passaram a deliberar multilateralmente sobre o controle de substancias de efeitos psicotropicos, muitas delas utilizadas ha milenios pela humanidade. Nascente com carater regulatorio, o sistema internacional de controle evoluiu para um formato proibicionista e repressivo, que preve a criminalizacao do uso e trafico de substancias. Esta abordagem, reforcada pela ideia de guerra as drogas, difundida e normatizada a partir de um movimento top-down, encontrou terreno fertil no ambiente domestico dos paises, tornando-se assim a abordagem predominante no trato com drogas. Porem, e amplamente reconhecido que esta abordagem gera consequencias nao-intencionais/custos. Dentro deste contexto, o objetivo geral deste trabalho e apontar possibilidades para que as politicas sobre drogas se aproximem de uma abordagem que esteja em consonancia com criterios ligados a ideia de paz positiva, contrapondo-se a logica de violencias da Guerra as Drogas. Para tanto, este trabalho explora as consequencias nao intencionais da abordagem proibicionista a partir de uma analise interpretativa fundamentada nos Estudos para a Paz, especialmente sob a otica galtunguiana de violencias. Em seguida, a partir de uma logica bottom-up de politica, na tentativa de entender a resposta local para a tematica, a questao da luta pelo acesso a cannabismedicinal e trazida ao debate. A analise mostrou que o modelo de politica de drogas defendido pela associacao da sociedade civil ‘Liga Canabica da Paraiba’ pode oferecer indicios de caminhos opostos as politicas sobre drogas violentas vigentes e na direcao da paz. Como conclusao, pode-se dizer que o acolhimento, a inclusao, a participacao e o dialogo estao entre as principais ferramentas para retirar o estigma da tematica, dirimindo aspectos de violencia cultural envolvidos e possibilitando uma transformacao criativa em direcao a paz sobre drogas.
Presidente - 1927918 - MARCOS ALAN SHAIKHZADEH VAHDAT FERREIRA
Interno - 2206488 - MARIANA PIMENTA OLIVEIRA BACCARINI