PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA POLÍTICA E RELAÇÕES INTERNACIONAIS (CPRI)

Banca de QUALIFICAÇÃO: JEYCE SCOTT LIMA ALVES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JEYCE SCOTT LIMA ALVES
DATA: 31/08/2023
LOCAL: https://meet.google.com/zhc-mtkg-hdo
TÍTULO: A CONTRIBUIÇÃO DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA PARA A IMPLEMENTAÇÃO DO OBJETIVO DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL 4 - EDUCAÇÃO DE QUALIDADE DAS NAÇÕES UNIDAS
PALAVRAS-CHAVES: Desenvolvimento Sustentável; ODS; Universidades; Educação de Qualidade; Extensão Universitária.
RESUMO: O objeto desta pesquisa consiste na análise da contribuição da extensão universitária para a implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), com foco específico no alcance do ODS 4 - Educação de Qualidade. O estudo permite compreender como as ações desenvolvidas pelas Universidades, especialmente aquelas atividades voltadas diretamente para (e com) a sociedade contribuem para o desenvolvimento sustentável, assim como podem torná-las mais eficientes e responsivas, com a criação de parcerias e exploração de diversas potencialidades derivadas da relação direta com a sociedade. A pesquisa se baseará em um banco de dados em desenvolvimento, a partir da coleta de informações disponíveis no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA), que permite a visualização dos projetos de extensão no campo da educação das principais universidades federais dos estados do nordeste, para avaliar a) o alinhamento dos projetos de extensão desenvolvidos no campo da educação aos ODS; b) os resultados das atividades de extensão para a difusão de práticas educacionais alinhadas aos princípios da Agenda 2030. Especificamente, serão analisados os projetos de extensão das Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Universidade Federal do Ceará (UFC), Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Universidade Federal do Piauí (UFPI), Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Universidade Federal de Sergipe (UFS) e Universidade Federal da Bahia (UFBA).
Externo à Instituição - ALINE CHIANCA DANTAS
Presidente - 1750295 - HENRIQUE ZEFERINO DE MENEZES