PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FISIOTERAPIA (PPGFIS)

Banca de QUALIFICAÇÃO: PAMELA CRISTINA SANTOS DE ALMEIDA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: PAMELA CRISTINA SANTOS DE ALMEIDA
DATA: 16/07/2021
LOCAL: https://meet.google.com/zxn-pwdx-pzt
TÍTULO: DETERMINANTES CLÍNICOS PARA A ESTRATIFICAÇÃO DO RISCO CARDIOVASCULAR E AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA DE PORTADORES DE DIABETES TIPO 2
PALAVRAS-CHAVES: Diabetes Mellitus; Complicações do Diabetes; Fisioterapia; Qualidade de Vida.
RESUMO: Introdução: O diabetes mellitus (DM) é uma doença crônica não-transmissível presente nas mais variadas populações e está relacionada a um alto índice de morbidade e mortalidade em escala global, sendo a principal responsável por doenças da visão, insuficiência renal, infarto, acidente vascular encefálico, amputação de membros inferiores, entre outras complicações, além de uma mudança total no estilo de vida. Dentre as complicações mais comuns e severas, as doenças cardiovasculares caracterizam a causa número um em mortalidade desta população. Portanto, é imprescindível avaliar os fatores de risco para as doenças cardiovasculares na população diabética, uma vez que a doença pode permanecer assintomática por um longo período e causar complicações ainda mais sérias. Objetivo: Investigar os biomarcadores clínicos para o risco cardiovascular e avaliar a qualidade de vida de portadores de diabetes tipo 2, acompanhados no Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW) e no Centro de Atenção Integral à Saúde de Jaguaribe (CAIS), na Cidade de João Pessoa. Metodologia: Estudo de delineamento transversal do tipo descritivo com abordagem quantitativa, que investiga o perfil de saúde dos pacientes atendidos pelos serviços citados anteriormente. Para esta investigação, foi realizada uma avaliação fisioterapêutica voltada para pacientes diabéticos, sendo analisados o risco cardiovascular, o escore de qualidade de vida e dados socioeconômicos. A amostra foi obtida por acessibilidade e contou com 88 usuários, de ambos os gêneros, com idade entre 30 e 72 anos, portadores de diagnóstico de DM. Os participantes foram identificados por códigos e suas avaliações, para melhor análise, foram divididas em dois grupos: sem neuropatia periférica (n=50) e com neuropatia periférica (n=38). Resultados: As variáveis foram inseridas no banco de dados por dois assistentes de pesquisa (entrada dupla dos dados), com a finalidade de checar a consistência e a validação das variáveis por meio do software EPI-INFO, 6,04. No momento, os resultados estão sendo avaliados pelo software Statistical Package for the Social Sciences, (SPSS - 20.0). Conclusão: Ao término do estudo, ensejamos resultados importantes em cuidados preventivos no processo de agravos de problemas cardiovasculares no diabetes mellitus tipo 2.
Presidente - 336494 - ANTONIO GERALDO CIDRAO DE CARVALHO
Interno - 336960 - ELIANE ARAUJO DE OLIVEIRA