PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FISIOTERAPIA (PPGFIS)

Banca de QUALIFICAÇÃO: PALOMA LOPES DE ARAÚJO FURTADO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: PALOMA LOPES DE ARAÚJO FURTADO
DATA: 19/07/2021
LOCAL: https://meet.google.com/dcq-fzzw-gvr
TÍTULO: Titulo : EFEITOS DE UM PROGRAMA DE TREINAMENTO FUNCIONAL POR TELEREABILITAÇÃO SOBRE A APTIDÃO FÍSICA, FORÇA MUSCULAR, E NÍVEL DE DEPRESSÃO/ANSIEDADE EM INDIVÍDUOS PÓS COVID-19
PALAVRAS-CHAVES: Palavras-chave: COVID-19, telereabilitação, força muscular, aptidão física
RESUMO: Resumo: Introdução: A COVID-19 é uma doença com alta taxa de mortalidade, causada pelo vírus SARS-CoV-2, com variação sintomática ou assintomática, que ataca o sistema cardiorrespiratório, neuromuscular e psicológico. Os indivíduos recuperados da doença necessitam de acompanhamento fisioterapêutico, porém o acesso à reabilitação física, neste momento, é dificultado pelas medidas de distanciamento social. A intervenção com exercício físico tem sido uma importante aliada na melhora da função cardiorrespiratória, motora e mental, porém há poucos estudos relacionados ao tratamento específico dessa população, principalmente relacionado à telereabilitação adaptada para o ambiente domiciliar. Objetivo: Avaliar os efeitos de um programa de treinamento funcional por telereabilitação, sobre a aptidão física, força muscular e nível de depressão/ansiedade em indivíduos pós COVID-19. Métodos: ensaio controlado randomizado, amostra de indivíduos recuperados da COVID-19, ≥ 18 anos e aptos para realizarem a telereabilitação (GTF – treinamento funcional e palestras de educação em saúde) e grupo controle (GC – palestras de educação em saúde). Serão submetidos à avaliação da aptidão física (bateria de testes de Rikli e Jones), da força de preensão palmar (dinamômetro de preensão manual), e nível de depressão/ansiedade (questionário HADS), antes e 8º semana após intervenção. Será utilizado o SPSS 20.0, teste de Shapiro-Wilk e Levene, t Student; Pearson/Spearman, com p<0,05. Resultados esperados: Que a intervenção remota e supervisionada seja efetiva na melhora da aptidão física, força de preensão palmar, e estado mental de indivíduos pós COVID-19.
Externo à Instituição - ADRIANA SARMENTO DE OLIVEIRA CRUZ
Presidente - 1199261 - AMILTON DA CRUZ SANTOS