PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FISIOTERAPIA (PPGFIS)

Banca de QUALIFICAÇÃO: FRANCILENE LIRA MATIAS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FRANCILENE LIRA MATIAS
DATA: 03/02/2022
LOCAL: Google Meet
TÍTULO: ACOMPANHAMENTO DA TEMPERATURA CORPORAL DE MULHERES EM USO DE HORMÔNIOS EXÓGENOS: ESTUDO LONGITUDINAL
PALAVRAS-CHAVES: Termografia infravermelha; Menstruação; Hormônios esteróides gonadais.
RESUMO: O ciclo menstrual não exerce apenas a função reprodutiva, mas também tem influência em outros sistemas fisiológicos, incluindo o controle da temperatura corporal, em virtude das oscilações hormonais. Os hormônios sintéticos contidos nas preparações anticoncepcionais podem exercer efeitos diferentes dos hormônios endógenos e modificar o perfil térmico corporal de mulheres usuárias. Sendo assim, a medição precisa da temperatura corporal é crucial para investigar sua variação ao longo do ciclo menstrual sob diferentes condições. Com base nisso, a termografia infravermelha (TI) é um instrumento de análise não invasivo, que permite a investigação das funções fisiológicas associadas ao controle da temperatura cutânea. Portanto, o objetivo primário desse estudo é acompanhar e comparar o perfil térmico de mulheres, com diferentes idades, usuárias e não usuárias de hormônios exógenos, durante as fases do ciclo menstrual. Trata-se de um estudo observacional prospectivo, com abordagem quantitativa, que será realizado no Laboratório de Termografia (LabTerm) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Serão avaliadas a qualidade de vida (Questinonário de qualidade de vida e ciclo menstrual), antoprometria (estadiômetro), composição corporal (bioimpedanciômetro) e a imagem térmica (termografia) de 36 voluntárias com idade acima de 18 anos, que residam na cidade de João Pessoa-PB. Estas serão alocadas em três grupos, por conveniência: Grupo Sem Contraceptivo, Grupo Com Contraceptivo e Grupo Controle, sendo submetidas a quatro avaliações, em um período de 28 dias. O desfecho principal será a média das temperaturas (da região corporal - nas vistas anterior e posterior, e da região facial - canto interno do olho), enquanto que o desfecho secundário será a qualidade de vida e a composição corporal entre mulheres usuárias e não usuárias de hormônios exógenos. Os dados obtidos serão analisados por meio do Software SPSS, Versão 21.0 (IBM SPSS Corp., Armonk, NY). Inicialmente será feito os testes de normalidade (shapiro wilk) e de homogeneidade das variâncias (levene). As diferenças entre tempos e grupos e seu respectivo intervalo de confiança de 95% (95% IC) será calculadas por meio de modelos mistos lineares, usando termos de interação de grupo, tempo e de grupo-versus-tempo, considerando-se uma matriz de covariância automática de primeira ordem.
Presidente - 2425533 - PALLOMA RODRIGUES DE ANDRADE
Interno - 336942 - JOSE JAMACY DE ALMEIDA FERREIRA