PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FISIOTERAPIA (PPGFIS)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de QUALIFICAÇÃO: NATASHA FELIPE DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: NATASHA FELIPE DA SILVA
DATA: 30/05/2022
HORA: 14:00
LOCAL: Link
TÍTULO: “A RELAÇÃO ENTRE ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO E ESTRUTURA FÍSICA NUM CENTRO ESPECIALIZADO EM REABILITAÇÃO COM A ABORDAGEM REALIZADA POR FISIOTERAPEUTAS”
PALAVRAS-CHAVES: Palavras-chave: Modelo Biopsicossocial. Centros de Reabilitação. Integralidade em Saúde. Cuidado de Saúde. Fisioterapia ​
PÁGINAS: 43
RESUMO: INTRODUÇÃO: Os Centros Especializados em Reabilitação (CER) são pontos de atenção especializada em reabilitação que realiza diagnóstico, tratamento, concessão, adaptação e manutenção de recursos e dispositivos de tecnologia assistiva, constituindo-se em referência para a rede de atenção à saúde de um determinado território. Ele é composto por uma equipe multidisciplinar, na qual o fisioterapeuta é fundamental para o funcionamento e organização, pois participa dos processos que vão da prevenção à reabilitação dos usuários. A participação deles nos Centros Especializados é importante para o aprimoramento das práticas voltadas para a Pessoa com Deficiência, sobretudo aquelas de cunho biopsicossocial que envolve ações direcionadas para o usuário e para a família, envolvendo também outros setores e comunidade. Nesta perspectiva, o CER precisa oferecer um arranjo estrutural e uma organização do trabalho que permitam tal abordagem. Olhar para esses aspectos sob a perspectiva das práticas fisioterapêuticas pode levantar importantes questionamentos sobre o papel das estruturas físicas e da organização do trabalho na adoção e realização da abordagem biopsicossocial à PCD. OBJETIVO: Compreender, sob a ótica da percepção dos fisioterapeutas e da observação das suas práticas, se a estrutura física e a organização do trabalho de um Centro Especializado em Reabilitação (CER) favorecem a adoção da abordagem biopsicossocial à pessoa com deficiência. MÉTODOS: Trata-se de um estudo qualitativo, descritivo, tomando como modelo condutor os fundamentos da etnografia para analisar o contexto onde ocorre a abordagem fisioterapêutica no CER. Os dados serão produzidos a partir de três técnicas de coletas de dados – análise documental, entrevistas com os Fisioterapeutas, e observação participante. Os dados serão analisados por meio da aproximação das técnicas etnográficas, pelas perspectivas emic (visão dos participantes) e etic (científica, visão do pesquisador), de forma não linear, sendo à medida que forem produzidos, como um espiral de análise, utilizando em seguida a análise de domínios com o conteúdo produzido. RESULTADOS ESPERADOS: Espera-se obter resultados que evidenciem, sob a perspectiva dos fisioterapeutas, a importância do ambiente institucional estar alinhado com a abordagem biopsicossocial, norteando assim ações que conquistem melhores desfechos e melhorias no cuidado da Pessoa com deficiência nos Centros Especializados em Reabilitação.
MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ANA MARCIA DUARTE NUNES NASCIMENTO
Interno - 1190307 - KATIA SUELY QUEIROZ SILVA RIBEIRO
Presidente - 1628921 - ROBSON DA FONSECA NEVES