PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTÓRIA (PROFHISTORIA)

Chamada de publicação de capítulo Saberes históricos, Patrimônio e Espaços de Memória

CHAMADA PARA CAPÍTULO DE LIVRO

Editora: Editora UFPB

Previsão de publicação: julho/agosto de 2021

Organizadores:

Paulo Souto Maior (PROFHistória/UFPB)
ângelo Emílio da Silva Pessoa (PROFHistória/UFPB)

André Mendes Salles (PROFHistória/UFPE)

A Coletânea Saberes históricos, patrimônio e espaços de memória será um livro com a finalidade de apresentar pesquisas de professoras e professores de História que pesquisam os usos da memória na nossa sociedade em diálogo com a Educação, notadamente nas escolas, universidades e outros espaços de construção de conhecimento. Debater o direito à memória, repensar os patrimônios das cidades, construir espaços de identificação e pertencimento cultural têm sido uma das marcas do Ensino de História desde o final dos anos 1990. Essa discussão tem aparecido na formação inicial de cursos de História, de Pedagogia, com destaque para o trabalho com a História local,em artigos de revistas e coletâneas, e também, certamente em menor grau, nos materiais didáticos. Porém, ela ganha força também com discussões sobre revisionismos, negacionismos e a destruição de monumentos históricos. Como se vê, a atualidade da questão reforça a sua importância e é cenário promissor para um conjunto de artigos com reflexões sobre o tema.

Serão aceitos trabalhos na temática:

- Ensino de História e espaços de memória;
- Ensino de História e construção de acervos de materiais didáticos. - Ensino de História e museus
- Ensino de História e cultura material e imaterial
- História, patrimônio cultural e práticas educativas
- Patrimônio, ensino de História e cidades.
- O lugar do patrimônio na formação do/a professor/a de História

- Ensino de História e processos de patrimonialização
- Patrimônio cultural, políticas de memória/esquecimento e ensino de História. - Ensino de História local e patrimônio.

Data limite para o envio: 30/03/2021
Os trabalhos deverão ser enviados para: sabereshistoricosememorias@gmail.com

Serão aceitos trabalhos inéditos em português, inglês e espanhol.

O edital completo coma as diretrizes para apresentação do texto encontra-se em anexo.

Baixar Arquivo