PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA (PPGEM)

Banca de DEFESA: JOAO LUIZ DE MEDEIROS NETO

DISCENTE: JOAO LUIZ DE MEDEIROS NETO
DATA: 20/07/2018
LOCAL: AUDITÓRIO DO PPGEM
TÍTULO: ANÁLISE COMPARATIVA DAS METODOLOGIAS DE ESTUDO EXERGOECONÔMICO PARA UM SISTEMA DE REFRIGERAÇÃO POR ABSORÇÃO DE VAPOR DE DUPLO EFEITO
PALAVRAS-CHAVES: Refrigeração por absorção, Exergia, Exergoeconômia, TCE, SPECO.
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Mecânica
RESUMO: O presente trabalho tem por objetivo apresentar um estudo comparativo das metodologias exergoeconomicas: teoria do custo exergetico (TCE) e o custo exergetico especifico (SPECO) – aplicado na analise de um sistema de refrigeracao por absorcao de vapor de duplo efeito em serie, com distribuicao em torre, que trabalha com o par de fluidos, agua (fluido refrigerante) e brometo de litio (fluido absorvente), em desenvolvimento na RECOGAS/IES, no centro de tecnologia da Universidade Federal da Paraiba. A analise termodinamica e feita levando em consideracao as visoes energeticas e exergeticas para obter informacoes para utilizacao no estudo exergoeconomico. A aplicacao do metodo TCE e baseada nas proposicoes desenvolvidas por Valero e Lozano, e o metodo SPECO usa como suporte os principios de combustivel e produto difundido pelos autores Lazaretto e Tsatsaronis. O estudo exergoeconomico aloca os custos exergeticos e monetarios associados aos fluxos exergeticos da unidade, como tambem permite a tomada de decisao acerca da otimizacao de equipamentos do sistema. A partir dos resultados obtidos, atraves dos dois metodos citados, foi feito uma analise das diferencas e peculiaridades de ambos. O chiller de absorcao em estudo e composto por: dois geradores de vapor, sistema de condensacao, evaporador, absorvedor, valvulas de expansao, bomba de solucao e um trocador de calor. O codigo computacional e desenvolvido, em plataforma EES (Engineering Equation Solver), devido a facilidade de obtencao das propriedades dos fluidos de trabalho.
Interno - 1753873 - ABEL CAVALCANTE LIMA FILHO
Presidente - 330572 - CARLOS ANTONIO CABRAL DOS SANTOS