PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA (PPGEM)

Banca de DEFESA: JOSUÉ DA SILVA SOUZA

DISCENTE: JOSUÉ DA SILVA SOUZA
DATA: 31/07/2018
LOCAL: AUDITÓRIO DO PPGEM
TÍTULO: DESENVOLVIMENTO DE UMA GARRA ROBÓTICA COM FISIOLOGIA DE UMA MÃO HUMANA UTILIZANDO LIGA COM MEMÓRIA DE FORMA
PALAVRAS-CHAVES: Garra robótica, Molas de LMF, Caracterização termomecânica.
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Mecânica
RESUMO: O avanco cientifico e tecnologico proporcionou uma revolucao em diversas areas, entre elas encontra-se a engenharia de reabilitacao, que se beneficiou dentre outras formas com a fabricacao de proteses mais funcionais e leves. Entretanto, o numero de rejeicao de proteses para membros superiores e elevado. Os principais motivos para essa baixa aceitacao esta ligado diretamente a falta de antropomorfismo, peso elevado, existencia de ruidos, baixa agilidade e alto custo de aquisicao e manutencao. Neste contexto, este trabalho e apresentado o desenvolvimento de uma garra robotica utilizando liga com memoria de forma (LMF). A estrutura mecanica da garra foi projetada em ambiente virtual CAD e fabricada em polimero ABS. Para acionamento da garra foi projetado um atuador com quatro molas de liga com memoria de forma dispostas em paralelo fisicamente. Tal atuador precisou passar por um processo de caracterizacao termomecanica, para melhor compreensao de caracteristicas como: corrente, temperatura, deslocamento, forca, deformacao e tempo. Para monitorar os angulos formados no movimento do prototipo foi utilizada uma camera.
Externo ao Programa - 1942411 - ALEXSANDRO JOSÉ VIRGINIO DOS SANTOS
Presidente - 2333186 - CICERO DA ROCHA SOUTO