PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA (PPGEM)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de DEFESA: RENATO FRANKLIN RANGEL

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RENATO FRANKLIN RANGEL
DATA: 31/05/2019
HORA: 09:00
LOCAL: Auditório do PPGEM
TÍTULO: DESENVOLVIMENTO TEÓRICO E EXPERIMENTAL DE UM GERADOR DE ENERGIA ELÉTRICA UTILIZANDO A ENERGIA VIBRATÓRIA DE SISTEMAS MECÂNICOS COM BASE NOS MATERIAIS PIEZOELÉTRICOS
PALAVRAS-CHAVES: Vibração mecânica, energia alternativa, materiais piezoelétricos, gerador de energia elétrica, colheita de energia.
PÁGINAS: 76
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Mecânica
RESUMO: Atualmente tem sido alvo de interesse de muitos pesquisadores estudos que apresentem possiveis solucoes para geracao de energia eletrica alternativa. Muitas dessas pesquisas se concentram na utilizacao de recursos naturais, teoricamente inesgotaveis, para preservar outras fontes de energias esgotaveis. Mais recentemente, tem sido estudada a possibilidade de geracao de energia eletrica de baixa potencia, mas que sejam suficientes para suprir a demanda de alguns sistemas eletronicos. Sistemas como sensores sem fio ou comunicacao remota que tem baixo consumo de potencia podem ser beneficiados. Dentre as varias tecnologias de producao de energia eletrica alternativa, o uso da energia vibratoria e de deformacao de estruturas pode ser utilizada para gerar energia eletrica. Para essa conversao se tem os materiais piezoeletricos que convertem a energia de deformacao mecanica em energia eletrica. Assim, neste trabalho, e apresentada a proposta de desenvolvimento e caracterizacao de um dispositivo gerador de energia eletrica por meio de um material piezoeletrica de Zirconato Titanato de Chumbo (PZT). Para a caracterizacao experimental foi desenvolvida uma estrutura mecanica dinamica na qual foram acopladas oito celulas piezoeletricas, submetidas a tracao e compressao de forma ciclica, que funcionam como gerador de eletricidade. Um aparato experimental foi criado e instrumentado para a captacao da aceleracao e tensao eletrica gerada. Inicialmente simulacoes foram desenvolvidas no sentido de nortear o conjunto de acoes experimentais. Resultados simulados e experimentais da dinamica do gerador e da tensao eletrica gerada sao apresentados.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2333186 - CICERO DA ROCHA SOUTO
Interno - 1753873 - ABEL CAVALCANTE LIMA FILHO
Interno - 331973 - SIMPLICIO ARNAUD DA SILVA
Externo ao Programa - 2890742 - RAMON ALVES TORQUATO
Externo ao Programa - 337345 - ROBERTO LEAL PIMENTEL
Externo à Instituição - EISENHAWER DE MOURA FERNANDES