PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA (PPGEM)

Banca de QUALIFICAÇÃO: YURI LAIO TEIXEIRA VERAS SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: YURI LAIO TEIXEIRA VERAS SILVA
DATA: 26/08/2019
LOCAL: SALA DE AULA DA OFICINA MECÂNICA
TÍTULO: ABORDAGEM METAHEURISTICA APLICADA AO ESTUDO CRISTALOGRAFICO DE FASES INDUSTRIAIS.
PALAVRAS-CHAVES: Clinquer, cimento Portland, Maximum Hole Degree.
RESUMO: O problema de empacotamento tem sido um sido um dos problemas mais estudado na literatura nos últimos anos. Sua grande aplicabilidade em diversas áreas da ciência é um dos principais fatores que têm elevado sua relevância na comunidade científica. Do ponto de vista das ciências dos materiais, otimizar o empacotamento em células unitárias pode promover melhorias significativas nos diversos aspectos físico-químicos associados ao material, tais fatores geométricos gerais e forças intramoleculares. Tal problema é caracterizado como NP-Hard na literatura, o que demonstra o grande desafio matemático que é obter soluções eficientes para tal problemática. Uma vasta revisão da literatura foi realizada com o intuito de se investigar trabalhos relacionados com a temática e, apesar de não existirem aplicações de abordagens de otimização no problema tratado, há uma série de trabalhos que abordaram problemas de natureza simular, em outras áreas da ciência. Neste sentido, o objetivo do presente projeto é desenvolver um método de otimização inovador, que proporcione uma estabilidade otimizada de um dado material, observando uma série de critérios, tais como: sua geometria molecular, valência, energia de ligação integral da molécula, grau de liberdade, dentre outros. O projeto está direcionado para uma aplicação prática em materiais cimentícios, especificamente para a alita (C3S), principal constituinte do clínquer. A opção pelo foco em tal objeto de estudo é justificada pela alta aplicação e relevância no mercado global, bem como pelas parcerias existentes com indústrias locais, viabilizando uma aplicação prática direcionada. Cimento Portland, um dos princilais produtos industriais da sociedade, é um material industrial com excelente eficiência ao mesmo tempo que associa -se com questões ambientais e energéticas e de emissões. Constituído de várias fases de estruturas cristalinas responsáveis pelo desempenho, a sua produção tem metade da energia gasta para a producao do clinquer e a outra metade é gasta, principalmente, no processo de cominuicao durante a producao do cimento. Duas estrategias vem se popularizando: o uso de combistiveis alternativos e a substituição parcial do clinquer. Considerando que a grande maioria dos compostos químicos do clinquer, do cimento e seus hidratados são cristalinos, ou seja, tem estrutura atômica definida, podendo serem representadas espacialmente. Os arranjos atômicos são ordenados de forma a definirem várias das propriedades tais como densidade, difusão e empaxotamento, por exemplo. De modo a solucionar as problemáticas, o trabalho versa sobre o desenvolvido e aplicacao de uma abordagem heurística fundamentada em um mecanismo chamado A abordagem visa alocar, iterativamente, uma dada esfera selecionada na posição que proporcione um maior grau de empacotamento possível, dadas as restrições físico-químicas do problema e as respectivas regras de busca do método.
Presidente - 2581068 - SANDRO MARDEN TORRES
Interno - 2344244 - GUSTAVO CHARLES PEIXOTO DE OLIVEIRA