PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA (PPGEM)

Banca de DEFESA: ITHYARA DHEYLLE MACHADO DE MEDEIROS

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ITHYARA DHEYLLE MACHADO DE MEDEIROS
DATA: 20/05/2020
LOCAL: Auditório do PPGEM
TÍTULO: OBTENÇÃO DE FILMES ABSORVEDORES SOLARES A BASE DE CROMO: CARACTERIZAÇÃO ÓPTICA E MORFOLÓGICA
PALAVRAS-CHAVES: Energia solar, filmes absorvedores, cromo negro.
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Mecânica
SUBÁREA: Processos de Fabricação
RESUMO: A energia solar é a fonte de energia mais promissora, devido à sua grande disponibilidade e funcionalidade em aplicações de energia térmica. No entanto, os pesquisadores ainda enfrentam desafios tecnológicos e econômicos, uma vez que em muitos sistemas, a energia ainda tem baixa eficiência e alto custo. O desenvolvimento de novas tecnologias de energia solar é considerado uma das muitas soluções-chave para atender a uma crescente demanda mundial por energia. No entanto, o rápido crescimento no campo da energia solar enfrenta várias barreiras técnicas. Dessa forma, o desenvolvimento de novos materiais e tecnologias para aumentar a eficiência dos coletores solares térmicos é um desafio e uma necessidade. Diante do exposto, o presente estudo procurou produzir filmes absorvedores solares a base de cromo por meio da variação de quatro parâmetros de eletrodeposição (composição química, tensão entre os terminais, distância de trabalho ânodo-cátodo e tempo de permanência no banho). Após sua fabricação, os revestimentos foram recobertos por uma camada antirreflexiva (AR) a base de cinza residual da cana-de-açúcar. Os revestimentos sem e com a camada AR foram caracterizados opticamente nas faixas ultravioleta, visível e infravermelho próximo, sendo também realizada a avaliação morfológica por perfilometria óptica. Por fim, o trabalho procurou desenvolver um novo tipo de filme absorvedor em multicamadas, composto por cromo e silício através da técnica de pulverização catódica, as quais tiveram seu nível de absorção avaliados. Os resultados mostraram que os revestimentos produzidos apresentaram médias de absorção elevadas (a nível comercial). Além disso, a cobertura AR ampliou a eficiência dos revestimentos, principalmente naqueles depositados sobre substrato de cobre. Por meio da análise estatística foi determinado que a composição do banho e a tensão entre os terminais foram os dois parâmetros mais significativos para a obtenção de filmes com elevados níveis de absorção através da técnica de eletrodeposição. Destaca-se também que o controle da morfologia dos filmes interfere na absorção do mesmo.
Presidente - 1731152 - KELLY CRISTIANE GOMES DA SILVA
Interno - 2015851 - DANIELLE GUEDES DE LIMA CAVALCANTE