PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA (PPGEM)

Banca de DEFESA: FILIPE ROCHA GOUVEIA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FILIPE ROCHA GOUVEIA
DATA: 08/10/2021
LOCAL: https://meet.google.com/xra-asvf-yib
TÍTULO: AVALIAÇÃO EXPERIMENTAL DA INJEÇÃO DE GÁS NATURAL VEICULAR EM MOTOR DE IGNIÇÃO POR COMPRESSÃO EM DIFERENTES PROPORÇÕES DE BIODIESEL
PALAVRAS-CHAVES: Palavras-chaves: Gás Natural Veicular, Biodiesel, Rendimento, Emissões de poluentes,Opacidade.
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Mecânica
RESUMO: O presente trabalho avalia a utilização do gás natural veicular com diferentes proporções de biodiesel, a fim de obter a correta proporção de utilização. A correta proporção e selecionada com base no melhor rendimento e na maior redução das emissões de poluentes. São avaliados os níveis de emissões de poluentes, opacidade, torque, potência e consumo dos combustíveis ensaiados em um motor MWM 4.07 TCE. Este motor possui um sistema de injeção eletrônico, que foi adaptado no laboratório de ensaios motores e emissões – UFPB. A adaptação visa reduzir o tempo de injeção do biodiesel por ciclo e compensar com injeção de GNV. Desta forma foi possível a utilização de GNV e Biodiesel. Na combustão do gás natural e do Biodiesel, o Biodiesel tem a função de produzir a ignição do gás natural, sendo possível a substituição de elevada porcentagem de Biodiesel na mistura. De tal forma é possível ter o GNV como combustível principal e biodiesel como ignitor. A avaliação dos dados obtidos em ensaios dinamométricos e de emissões de poluentes, e de opacidade dos gases de exaustão são utilizadas para determinar qual melhor proporção de utilização dos combustíveis. Para melhor análise dos resultados foram elaborados gráficos e tabelas contendo informações de torque, potência, consumo e emissões dos principais poluentes. Estes resultados são das misturas de Biodiesel nas proporções de B10, B20 e B50 e também com aplicados juntos com GNV. É possível verificar uma variação de potência e torque com acréscimo de biodiesel nas misturas bem como com a utilização em conjunto com GNV. Também se analisa o efeito da variação da porcentagem de biodiesel e de sua aplicação em conjunto com GNV em relação ao consumo. Ainda foi feita uma análise para o consumo específico da aplicação de Biodiesel e Biodiesel em conjunto com GNV. Em relação as emissões dos gases, foram analisados: CO, O2, CO2, HC, NOx e opacidade.
Presidente - 330572 - CARLOS ANTONIO CABRAL DOS SANTOS
Interno - 1753873 - ABEL CAVALCANTE LIMA FILHO