PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA (PPGEM)
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
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Notícias
Banca de DEFESA: FILIPE ROCHA GOUVEIA
Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FILIPE ROCHA GOUVEIA
DATA: 08/10/2021
HORA: 10:00
LOCAL: https://meet.google.com/xra-asvf-yib
TÍTULO: AVALIAÇÃO EXPERIMENTAL DA INJEÇÃO DE GÁS NATURAL VEICULAR EM MOTOR DE IGNIÇÃO POR COMPRESSÃO EM DIFERENTES PROPORÇÕES DE BIODIESEL
PALAVRAS-CHAVES: Palavras-chaves: Gás Natural Veicular, Biodiesel, Rendimento, Emissões de poluentes,Opacidade.
PÁGINAS: 11
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Mecânica
RESUMO: O presente trabalho avalia a utilização do gás natural veicular com diferentes
proporções de biodiesel, a fim de obter a correta proporção de utilização. A correta
proporção e selecionada com base no melhor rendimento e na maior redução das emissões
de poluentes. São avaliados os níveis de emissões de poluentes, opacidade, torque, potência
e consumo dos combustíveis ensaiados em um motor MWM 4.07 TCE. Este motor possui
um sistema de injeção eletrônico, que foi adaptado no laboratório de ensaios motores e
emissões UFPB. A adaptação visa reduzir o tempo de injeção do biodiesel por ciclo e
compensar com injeção de GNV. Desta forma foi possível a utilização de GNV e Biodiesel.
Na combustão do gás natural e do Biodiesel, o Biodiesel tem a função de produzir a ignição
do gás natural, sendo possível a substituição de elevada porcentagem de Biodiesel na
mistura. De tal forma é possível ter o GNV como combustível principal e biodiesel como
ignitor. A avaliação dos dados obtidos em ensaios dinamométricos e de emissões de
poluentes, e de opacidade dos gases de exaustão são utilizadas para determinar qual melhor
proporção de utilização dos combustíveis. Para melhor análise dos resultados foram
elaborados gráficos e tabelas contendo informações de torque, potência, consumo e emissões
dos principais poluentes. Estes resultados são das misturas de Biodiesel nas proporções de
B10, B20 e B50 e também com aplicados juntos com GNV. É possível verificar uma
variação de potência e torque com acréscimo de biodiesel nas misturas bem como com a
utilização em conjunto com GNV. Também se analisa o efeito da variação da porcentagem
de biodiesel e de sua aplicação em conjunto com GNV em relação ao consumo. Ainda foi
feita uma análise para o consumo específico da aplicação de Biodiesel e Biodiesel em
conjunto com GNV. Em relação as emissões dos gases, foram analisados: CO, O2, CO2,
HC, NOx e opacidade.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 330572 - CARLOS ANTONIO CABRAL DOS SANTOS
Interno - 1753873 - ABEL CAVALCANTE LIMA FILHO
Interno - 337396 - JOSE MAURICIO ALVES DE MATOS GURGEL
Externo à Instituição - ALVARO ANTONIO OCHOA VILLA
Externo à Instituição - JOSÉ CARLOS CHARAMBA DUTRA