PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA (PPGEM)

Banca de QUALIFICAÇÃO: ROBSON PACIFICO GUIMARAES LIMA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ROBSON PACIFICO GUIMARAES LIMA
DATA: 07/12/2021
LOCAL: VIDEOCONFERÊNCIA
TÍTULO: DESENVOLVIMENTO DE UM SOFT SENSOR PARA ESTIMAÇÃO DA VAZÃO EM SISTEMAS DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA
PALAVRAS-CHAVES: medição indireta, soft sensor, sistemas de abastecimento de água, redes neurais artificiais.
RESUMO: O abastecimento de água é considerado um serviço essencial à população pois trata do fornecimento de um bem essencial à vida. Garantir um sistema que promova o abastecimento eficiente desse recurso é de fundamental importância, nos mais diversos segmentos de consumo: residencial, comercial e industrial. De maneira geral, um sistema de abastecimento de água é constituído por diversos elementos físicos (sensores, transdutores, válvulas, bombas etc.) e alguns desses elementos que compõem esse cenário possuem custos elevados e/ou instalação complexa. Desse modo, a medição indireta de uma grandeza pode ser utilizada como uma alternativa para se obter uma variável desejada. A medição indireta dispensa o uso de um determinado sensor direto na planta quando ele possui alto custo de aquisição ou sua instalação é complexa do ponto de vista operacional. Este procedimento ainda pode ser otimizado por meio de um controle de retroalimentação de uma variável secundária, que pode ser medida e controlada, contribuindo com uma nova forma de resposta dinâmica e com melhorias no tempo de resposta da medição da variável de interesse. Assim, este trabalho possui como objetivo a implementação de um instrumento virtual (denominado de soft sensor) utilizando redes neurais artificiais capaz de estimar a vazão em uma planta que emula um sistema de abastecimento de água. A planta, totalmente automatizada, está instalada no Laboratório de Eficiência Energética e Hidráulica em Saneamento da Universidade Federal da Paraíba (LENHS/UFPB). Simulações computacionais e vários testes práticos foram realizados promovendo a comparação entre os valores mensurados através do soft sensor versus valores mensurados através de um sensor eletromagnético real de vazão. Foi obtido um erro máximo relativo de 10% em um dos vários testes realizados. Ademais, foram obtidos outros parâmetros robustos em vários testes de desempenho do estimador e os resultados obtidos corroboraram com a eficiência da técnica apresentada.
Interno - 331013 - FRANCISCO ANTONIO BELO
Presidente - 330871 - HEBER PIMENTEL GOMES