PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA (PPGEM)

Banca de DEFESA: MARLIO ANTONIO DA SILVA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARLIO ANTONIO DA SILVA
DATA: 30/11/2021
LOCAL: Por videoconferência
TÍTULO: MÉTODO DE DETERMINAÇÃO DA VELOCIDADE EM MOTORES DE INDUÇÃO TRIFÁSICOS ATRAVÉS DA CORRENTE DE ARMADURA COM APLICAÇÃO DA TEORIA DO CAOS
PALAVRAS-CHAVES: Motor de indução, estimação de velocidade sensorless, densidade de máximos.
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Mecânica
SUBÁREA: Projetos de Máquinas
ESPECIALIDADE: Máquinas, Motores e Equipamentos
RESUMO: Os motores elétricos de indução são equipamentos amplamente utilizados no setor industrial atual, principalmente devido a seu baixo custo, sua robustez, como também, por sua alta eficiência de operação. Esses equipamentos estão presentes em praticamente todos os setores industriais, sendo usado para as mais variadas aplicações, como em máquinas-ferramenta, a exemplo do torno e a fresadora, esteiras de produção, acionamento de pontes rolantes, assim como, para promover o escoamento de fluidos no uso de bombas centrífugas e compressores. Para que se obtenha essa ampla faixa de aplicação é necessário que esses motores sejam acionados por inversores de frequência permitindo controle da sua velocidade no eixo. Adicionalmente, o controle da velocidade do motor de indução possibilita a verificação sobre o adequado dimensionamento desses equipamentos. Para realização desse controle de forma eficiente é necessário que se estime a velocidade de rotação no eixo com exatidão e tempo de resposta adequado, o que tem impulsionado diversas pesquisas na área. O presente trabalho propõe pela primeira vez a aplicação da variável caótica densidade de máximos para estimação da velocidade em eixos de motores de indução trifásicos. A estimação é realizada a partir da aquisição e processamento dos sinais de corrente elétrica de alimentação do motor no domínio do tempo. A técnica apresenta um esforço computacional inferior às técnicas do estado da arte e um tempo de resposta superior às técnicas clássicas baseadas em Transformada de Fourier, permitindo a estimativa da velocidade mesmo com o motor sob carga variável. Resultados preliminares mostram que o método é factível para este tipo de aplicação e pode ser uma ferramenta relevante nos projetos de inversores de frequência no futuro.
Presidente - 1753873 - ABEL CAVALCANTE LIMA FILHO
Interno - 331013 - FRANCISCO ANTONIO BELO