PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA (PPGEM)

Banca de QUALIFICAÇÃO: KEROLAYNE SANTOS LEITE

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: KEROLAYNE SANTOS LEITE
DATA: 16/12/2021
LOCAL: Sala Virtual do Google Meet
TÍTULO: INFLUÊNCIA DA ADIÇÃO DE ÁCIDO CÍTRICO COMO AGENTE RETICULANTE NAS PROPRIEDADES DE FILMES DE GALACTOMANANA DE Prosopis juliflora
PALAVRAS-CHAVES: Galactomanana, Filmes biodegradáveis, Reticulação, Prosopis juliflora.
RESUMO: Os polissacarídeos como as galactomananas vêm ganhando destaque na produção de novos materiais devido a propriedade de formar soluções altamente viscosa, em baixas concentrações, além de ser biodegradável e baixo custo. No entanto, os filmes biodegradáveis de galactomanana apresentam caráter hidrofílico que resultam em baixas propriedades de barreira a água e propriedades mecânicas inferiores em comparação aos filmes produzidos a partir de polímeros sintéticos. Uma alternativa para melhorar a formação do filme e as propriedades do material é através do processo de reticulação por agentes químicos. Dentro desse contexto o objetivo desse trabalho foi avaliar a influência da adição de ácido cítrico como agente reticulante nas propriedades de filmes de galactomanana de vagens de algaroba. Para isso, as vagens foram beneficiadas para extração da galactomanana. Após, o polissacarídeo foi utilizado para a produção de filmes biodegradáveis adicionados ou não de ácido cítrico nas concentrações de 10 e 20%, além de serem adicionados de amido de milho e glicerina de forma a obter 7 formulações diferentes, sendo os filmes obtidos via casting. As propriedades da galactomanana foram acessadas através de análise de granulometria, rendimento e ressonância magnética nuclear (RMN) e os filmes foram caracterizados por Difração de Raios-X (DRX), Infravermelho por Transformada de Fourier (FTIR), Espectrofotometria de Ultravioleta-Visível (UV-VIS), Resistência a Tração e ângulo de contato. Os resultados preliminares mostram que a galactomanana apresentou razão M/G (1,81) compatível com o reportado na literatura. Os dados de DRX demostraram que os filmes apresentaram perfil cristalográfico de natureza semicristalina, porém com a adição de ácido cítrico houve deslocamento nos picos devido a formação da ligação éster caracterizado pela faixa espectral em torno de 1720 cm-1 no FTIR, as interações químicas entre a galactomanana e 20% de ácido cítrico resultaram em filmes com elevada absorção a luz ultravioleta além de propriedades mecânicas compatíveis a filmes sintéticos. A adição de amido de milho nos filmes de galactomanana reticulada com 10 e 20% de ácido cítrico não melhoraram as propriedades de UV-vis e resistência mecânica, porém reduziram a hidrofilicidade de filmes de galactomananana. Por este motivo justifica-se a continuidade deste trabalho para avaliação de outras propriedades dos filmes aqui elaborados como potencial material para substituir filmes sintéticos.
Presidente - 1731152 - KELLY CRISTIANE GOMES DA SILVA
Interno - 1991228 - MONICA CARVALHO