PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA (PPGEM)

Banca de QUALIFICAÇÃO: FELIPE SILVA LIMA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FELIPE SILVA LIMA
DATA: 24/02/2022
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO: ESTUDO E DESENVOLVIMENTO DE UM ATUADOR TORCIONAL A BASE DE MATERIAIS COM MEMÓRIA DE FORMA VISLUMBRANDO APLICAÇÃO EM SISTEMAS DE AERONÁUTICOS
PALAVRAS-CHAVES: Materiais inteligentes. Ligas com Memória de Forma. Atuadores torcionais. Molas helicoidais de torção
RESUMO: O grau de maturidade na área de materiais e estruturas inteligentes é comprovado pela existência de amplo esforço em pesquisas com vistas ao desenvolvimento de produtos industriais. Apesar das diferentes opções presentes, as Ligas com Memória de Forma (LMF) têm recebido grande atenção devido a facilidade de uso como atuadores, sensores, ou ambos simultaneamente. Essas ligas exibem duas propriedades fundamentais: a Superelasticidade (SE) e o Efeito Memória de Forma (EMF), que são advindos de uma transformação de fase do tipo austenita/martensita. Os atuadores desse material são relativamente leves, de fabricação simples e têm a habilidade de produzir elevadas cargas de atuação, por intermédio de aplicação controlada de calor. Como consequência, esses materiais podem ser empregados na concepção de diversos sistemas de engenharia substituindo atuadores convencionais hidráulicos, pneumáticos e elétricos, com a possibilidade de uso em escalas microscópicas, somado a simplicidade projetiva. Considerando essas questões, o presente trabalho é dedicado a fabricação e avaliação do comportamento termomecânico de molas helicoidais torcionais de LMF do sistema NiTi, que combinam o efeito superelástico (SE) e o efeito memória de forma (EMF) quando acionadas. Para atingir tal fim, inicialmente foi realizada uma análise experimental de fios de LMF NiTi com 3 diâmetros distintos: 0,9, 1,2 e 1,5 mm, que possuem propriedades SE a temperatura ambiente (~ 27 °C). Posteriormente, para o estudo termomecânico, foram conformados atuadores em formas de molas de torção com diferentes diâmetros médio de mola, a partir dos fios citados. O método empregado a fim de realizar a medição da geração de força pela mola, envolveu o desenvolvimento de um banco de prova com sistema de aquecimento através do efeito Joule. A análise dos resultados mostra que o Shape Setting induz alterações na estrutura do material, deslocando as temperaturas de transformação, principalmente com a mudança de diâmetro da mola. A força gerada por molas de torção alcançou aproximadamente 6,5 N.
Presidente - 2333186 - CICERO DA ROCHA SOUTO
Interno - 2015851 - DANIELLE GUEDES DE LIMA CAVALCANTE