PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA (PPGEM)

Banca de QUALIFICAÇÃO: EDUARDO REIS DE OLIVEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: EDUARDO REIS DE OLIVEIRA
DATA: 17/07/2015
LOCAL: AUDITÓRIO DO PPGEM
TÍTULO: Influência de Parâmetros Térmicos na Microestrutura de Solidificação e sua Correlação com propriedades mecânicas de Ligas diluídas Al – Mg Solidificadas unidirecionalmente.
PALAVRAS-CHAVES: Ligas Al – Mg, Solidificação Direcional, Macroestruturas, Microestruturas, Propriedades mecânicas dos Metais.
RESUMO: Atualmente são investigadas dezenas de composições diferentes de ligas de alumínio por meio de diversos processos comerciais de Fundição. Estas ligas, em virtude da sua excelente fluidez , boa fundibilidade resistência mecânica a temperaturas relativamente elevadas, baixo coeficiente de expansão térmica e boa resistência ao desgaste, aliada à elevada relação peso resistência, representa uma excelente opção de substituição de materiais tradicionais , evidenciado nas industrias aeroespacial e automobilística que têm utilizado esse sistema de ligas em seus produtos fazendo valer das suas propriedades. A grande vantagem dos processos de conformação de metais e ligas a partir do metal líquido que se solidifica na forma desejada é o fato de ser possível obter formas complexas com o mínimo de esforços ou etapas intermediárias. Nos processos de solidificação as propriedades mecânicas finais de peças são dependentes da microestrutura resultante, esta por sua vez depende do processo de solidificação que geralmente sempre vem acompanhado de defeitos que são difíceis de serem eliminados posteriormente. Portanto, o controle dos processos de solidificação de metais e ligas permite maximizar as propriedades mecânicas de um componente mecânico aplicado diretamente em projetos de engenharia. Os parâmetros que podem interferir na microestrutura final de uma liga são amplos. Temos como exemplo: a composição da liga, a taxa de resfriamento e o modo de extração de calor, as condições de fusão e tratamento do metal líquido, as temperaturas envolvidas. No caso da extração de calor, esta por sua vez tem influência decisiva sobre a microestrutura final. Neste trabalho, o objetivo é elaborar uma forma a permitir que se faça o resfriamento de ligas metálicas de forma controlada e estudar a influência dos parâmetros de solidificação sobre a microestrutura formada e sua correlação com as propriedades mecânicas. Atualmente são investigadas dezenas de composições diferentes de ligas de alumínio por meio de diversos processos comerciais de Fundição. Será apresentado um estudo experimental objetivando estabelecer os parâmetros Térmicos ,isto é, velocidade de deslocamento da isoterma liquidus (VL) e taxa de resfriamento das ligas Al-Mg com variação de Mg de 1,2 e 3% nas temperaturas 670, 700 e 720ºC respectivamente.
Presidente - 1504922 - CLAUDIO ALVES DE SIQUEIRA FILHO
Externo ao Programa - 1856683 - DANNIEL FERREIRA DE OLIVEIRA