PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA (PPGEM)

Banca de DEFESA: BRUNO ALESSANDRO SILVA GUEDES DE LIMA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: BRUNO ALESSANDRO SILVA GUEDES DE LIMA
DATA: 23/07/2015
LOCAL: AUDITÓRIO DO PPGEM
TÍTULO: REVESTIMENTOS COM MATERIAIS QUAISICRISTALINOS VIA THERMAL SPRAY: CARACTERIZAÇÃO TRIBOLÓGICA E MICROESTRUTURAL
PALAVRAS-CHAVES: Quasicristal, Tenacidade à Fratura, Módulo de Elasticidade.
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Mecânica
RESUMO: Os materiais com estrutura quasicristalina apresentam propriedades singulares tais como: elevada dureza, excelentes propriedades superficiais, boa resistência à oxidação e corrosão e ainda baixas condutividades elétrica e térmica. Estes materiais podem ser obtidos através de métodos convencionais de metalurgia. Entretanto, os quasicristais são bastante frágeis o que dificulta seu uso na forma de tarugos para confecção de componentes mecânicos. Assim sendo, eles são preferencialmente utilizados em forma de pó como reforços em materiais compósitos ou para aplicação em camadas superficiais por plasma spray. Uma das técnicas de obtenção dos quasicristais, que é bastante usada, é a técnica de fundição convencional. Esta foi à técnica de obtenção usada para a fabricação das ligas neste trabalho. Neste trabalho produzimos quasicristais pelo método de fundição e atomização. Os pós desses materiais foram aspergidos em substratos de Aço 1020, Cobre e Alumínio. Os métodos de aspersão utilizados foram o LVOF(Low Velocity Oxygen Fuel) e HVOF(Hight Velocity Oxygen Fuel). Estas camadas serão caracterizadas, serão feitos testes de dureza e o estudo da tenacaidade a fratura dessas camadas, além de testes Tribológicos, para o estudo do atrito e desgaste das camadas além do estudo de aderência dessas camadas quasicristalinas nos substratos. Os resultados com os qusicristais obtidos diferentes e aspergidos em substratos diferentes serão comparados. Além do mais os resultados darão base para os estudos desses matérias em peças e quipamentos que serão usados na prática, como Rolamentos, asas de avião, implantes e etc. As camadas obtidas por LVOF mostrou um alto grau de oxidação comparado com as camadas obtilas pelo método HVOF. Os revestimentos mostraram uma alta dureza, acima de 500HV. Mostraram serem materiais Hidrofóbicos, através da medição do ângulo de contato entre a gota de água e superfície quasicristalina e uma baixa energia de Superfície, com valores em torno de 0,68J/m2. As camadas obtidas mostraram um valor elevado de rugosidade.
Presidente - 1367468 - RODINEI MEDEIROS GOMES
Externo à Instituição - ROMUALDO RODRIGUES MENEZES