PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA (PPGEM)

Banca de QUALIFICAÇÃO: DANIEL DE PAULA DINIZ

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DANIEL DE PAULA DINIZ
DATA: 21/07/2022
LOCAL: Online (https://meet.google.com/iru-wzqa-hpn)
TÍTULO: AVALIAÇÃO DE CICLO DE VIDA DE CERVEJARIAS
PALAVRAS-CHAVES: Cerveja, Pegada de Carbono, Emissões de gases de efeito estufa.
RESUMO: O mercado cervejeiro é um dos mais relevantes setores econômicos do Brasil, alcançando o patamar de terceiro maior do mundo, atrás apenas de China e Estados Unidos. A adequação desse setor às práticas ambientalmente sustentáveis estimula sua competitividade, resultando também em benefícios ambientais. O objetivo geral dessa pesquisa é quantificar os impactos ambientais, “do berço ao portão”, dos processos envolvidos na fabricação de cerveja. Os objetivos específicos são a produção de cinco artigos científicos, sendo os dois primeiros de revisão bibliográfica e revisão sistemática do assunto. O terceiro artigo será da fase “berço” da produção da cerveja, que abrange os processos agropecuários. O quarto artigo será da fase “portão” que vai abranger os processos de envase e distribuição da cerveja. O quinto e último artigo será um compêndio de toda pesquisa, quantificando o impacto ambiental envolvendo diversos processos na produção da cerveja adotando uma unidade funcional (1 hL de cerveja). A Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) é uma metodologia consolidada internacionalmente para a quantificação de impactos ambientais associados a produtos, processos e serviços. Devido às preocupações com as mudanças climáticas, utiliza-se o método de avaliação de impacto ambiental IPCC 2013 GWP100a, que expressa o impacto ambiental em kg CO2-eq (agrupando assim as emissões de gases de efeito estufa). Até o momento, existem poucas pesquisas que relacionam a aplicação de ACV no mercado cervejeiro nacional, e as pesquisas internacionais são limitadas em escopo. A contribuição deste trabalho é a quantificação dos impactos ambientais envolvidos na produção da cerveja, desde a produção da matéria prima até a disposição final das embalagens, utilizando a metodologia da ACV, e posterior comparação com estudos internacionais para demonstrar o quanto a produção nacional é sustentável ou não, sendo esse um passo importante para aprofundar o conhecimento em relação às atividades cervejeiras no Brasil, permitindo que a produção da cerveja seja mais sustentável, medida que pode servir de inspiração para outros setores industriais.
Presidente - 2991228 - MONICA CARVALHO
Interno - 1643037 - LUIZ MOREIRA COELHO JUNIOR