PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA (PPGEM)

Banca de DEFESA: ROBSON PACIFICO GUIMARAES LIMA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ROBSON PACIFICO GUIMARAES LIMA
DATA: 12/07/2022
LOCAL: VIDEOCONFERÊNCIA
TÍTULO: DESENVOLVIMENTO DE UM SOFT SENSOR PARA ESTIMAÇÃO DA VAZÃO EM SISTEMAS DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA
PALAVRAS-CHAVES: medição indireta, soft sensor, sistemas de abastecimento de água, redes neurais artificiais
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Mecânica
RESUMO: Um eficiente sistema de abastecimento de água é fundamental para a garantia de acesso a um recurso tão essencial à vida, seja nos mais diversos segmentos de consumo: residencial, comercial e industrial. Um sistema de abastecimento de água típico é composto por diversos elementos físicos (sensores, transdutores, válvulas, bombas etc.) e alguns desses elementos que compõem esse cenário possuem custos elevados e/ou instalação complexa. Desse modo, a técnica de medição indireta de uma determinada grandeza a partir de uma outra já conhecida, pode ser utilizada como uma alternativa a fim de redução de custos com equipamentos que iriam promover aquela mensuração desejada. Assim, esta técnica dispensaria a utilização de um determinado sensor direto na planta quando este dispositivo possui valor elevado de aquisição ou sua instalação for complexa do ponto de vista operacional. Desse modo, este trabalho possui como objetivo a implementação de um instrumento virtual (denominado de soft sensor) utilizando redes neurais artificiais capaz de estimar a vazão em uma planta que emula um sistema de abastecimento de água, contribuindo com a possibilidade de substituir instrumentos reais de vazão, além de promover a redução de custos de aquisição bem como a eliminação da instalação física desses instrumentos. A planta utilizada para a validação do soft sensor está instalada no Laboratório de Eficiência Energética e Hidráulica em Saneamento da Universidade Federal da Paraíba (LENHS/UFPB). Simulações computacionais e vários testes práticos foram realizados promovendo a comparação entre os valores mensurados por meio do soft sensor versus valores mensurados através de um sensor eletromagnético real de vazão e o maior valor referente ao erro máximo obtido foi de 4,7 % em apenas um dos vários testes realizados. A grande maioria dos experimentos obtiveram erros percentuais bem inferiores a 1%. Ademais, foram obtidos outros parâmetros robustos e os resultados obtidos corroboraram com a eficiência da técnica apresentada.
Interno - 331013 - FRANCISCO ANTONIO BELO
Presidente - 330871 - HEBER PIMENTEL GOMES