PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA (PPGEM)

Banca de QUALIFICAÇÃO: IASMIM CRISTINA DA SILVA FREITAS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: IASMIM CRISTINA DA SILVA FREITAS
DATA: 28/07/2022
LOCAL: VIDEOCONFERÊNCIA
TÍTULO: ESTRATÉGIAS PARA POSICIONAMENTO DE POÇOS EM MAPA DE QUALIDADE
PALAVRAS-CHAVES: Mapas de qualidade, Estratégia de produção, Unidade de fluxo hidráulico, Valor Presente Líquido.
RESUMO: A identificação de poços que retornam maior produção de óleo é um fator decisivo para o planejamento de um reservatório, considerando que a perfuração envolve grande investimento. Nessa perspectiva, é relevante o desenvolvimento de ferramentas que auxiliem nas tomadas de decisões para exploração de campos de petróleo. Neste trabalho é desenvolvido um processo para estratégias de posicionamento de poços em mapas de qualidade em conjunto com as Unidades de Fluxos Hidráulicos (HFUs). A metodologia proposta é validada por meio da análise do Valor Presente Líquido (VPL). Resultados preliminares apontam um aumento da produção acumulada de óleo de aproximadamente 10% para poços perfurados no mapa de qualidade, mostrando eficiência na identificação de zonas de hidrocarbonetos, fornecendo incremento na produção e por consequência, melhor desempenho econômico.
Presidente - 1559497 - MOISES DANTAS DOS SANTOS
Interno - 1753873 - ABEL CAVALCANTE LIMA FILHO