PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA (PPGEM)

Banca de DEFESA: FRANCISCO WLAUDY ERIMAR LOURENCO DE ARAUJO JUNIOR

DISCENTE: FRANCISCO WLAUDY ERIMAR LOURENCO DE ARAUJO JUNIOR
DATA: 31/08/2022
LOCAL: Auditório do LSR
TÍTULO: Efeito de Tratamentos Termomecânicos na Microestrutura e Propriedades Mecânicas da Liga com Memória de Forma CuAl17Mn9 contendo 2at% de Cromo
PALAVRAS-CHAVES: Ligas CuAlMnCr; superelasticity; compostos CrMn.
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Mecânica
RESUMO: Ligas CuAlMn são bastante atraentes para diversas aplicações devido às suas propriedades únicas de efeito de memória de forma (SME) e superelasticidade (SE). Assim, existe um interesse contínuo em SMAs baseados em Cu devido ao seu baixo custo, condutividade térmica pronunciada, boa processabilidade, bem como as propriedades de alta capacidade de amortecimento, combinado também com suas propriedades de elastocalorimetria. Porém, estas ligas tem suas limitações associadas a sua alta fragilidade a qual é atribuída a alta anisotropia elástica, formação de fases ordenadas e formação de grão grosseiros. Neste trabalho busca-se a melhoria das propriedades aplicando o processo de laminação a quente e a frio em uma liga CuAl17Mn9Cr2. Esta liga foi elaborada em forno de indução na forma de lingotes retangulares. Foi observado a formação de uma microestrutura com presença da fase beta e fase alfa com presença de compostos intermetálicos ricos em cromo com presença menor quantidade de Mn. Esta liga pode ser laminada facilmente a temperatura ambiente. Os testes de ensaios de tração cíclicos mostraram o alcance de uma superelasticidade da ordem de 5%.
Externo ao Programa - 3135833 - BRUNO ALESSANDRO SILVA GUEDES DE LIMA
Externo à Instituição - FRANCISCO RICCELLY PEREIRA FEITOSA