PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA (PPGEM)

Banca de QUALIFICAÇÃO: ALINE KARLA BARBOSA DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ALINE KARLA BARBOSA DA SILVA
DATA: 31/10/2022
LOCAL: VIDEOCONFERÊNCIA
TÍTULO: DESENVOLVIMETO DE LIGAS QUASICRISTALINAS (AlCuFeCo) A PARTIR DE ELEMENTOS PRECURSORES RECICLADOS (“ECO-LIGAS”) PARA USO POTENCIAL EM APLICAÇÕES DE PRODUTOS ESPACIAIS DE ENGENHARIA
PALAVRAS-CHAVES: Ecoligas; quasicristalinas; reciclado.
RESUMO: O uso e desenvolvimento de fabricação de ligas quaicristalinas vêm sendo explorado por engenheiros, pesquisadores e empresários no mundo inteiro dado propriedades de excelência. Com isso ecoligas quasicristalinas foram processadas no Laboratório de Solidificação Rápida - UFPB, com elementos precursores reciclados Alumínio e Cobre, em ligas quasicristalinas AlCuFeCo, com otimização de parâmetros de processamento, em modo desenvolver uma rota eficaz de produção de potenciais ligas quasicristalinas especiais de engenharia com alto valor agregado. Avaliando a presença das impurezas advindas do material reciclado, através do estudo da metalurgia da liga. Para tanto serão realizadas algumas variações composicionais onde serão realizadas análises criteriosas quanto à correlação entre microestruturas, propriedades físicas mecânicas, magnéticas e tribológicas. Doze composições que foram escolhidas a partir de trabalhos realizados pelo grupo de pesquisa do LSRUFPB, alternando os elementos reciclados entre elas e com isso análises de DRX foram realizas para confirmarem as fases quasicristalinas presentes na liga quasicristalina. Com essa confirmação serão realizadas mais análises e aplicações. A intenção final é o desenvolvimento de um produto, sob medida, de alta tecnologia, boa performance, usando materiais reciclados, visando diminuir custo final e minimização de impacto ambiental gerado a partir de resíduo sólido.
Presidente - 2015851 - DANIELLE GUEDES DE LIMA CAVALCANTE
Interno - 2991228 - MONICA CARVALHO