PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA (PPGEM)

Banca de QUALIFICAÇÃO: DANIEL DE PAULA DINIZ

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DANIEL DE PAULA DINIZ
DATA: 29/11/2022
LOCAL: Online (https://meet.google.com/wnj-wrem-azs)
TÍTULO: AVALIAÇÃO DE CICLO DE VIDA DA CERVEJA ARTESANAL BRASILEIRA
PALAVRAS-CHAVES: ACV; Cervejaria; Objetivos de Desenvolvimento Sustentável; Pegada de Carbono. Emissões de Gases de Efeito Estufa.
RESUMO: O mercado cervejeiro é um dos mais relevantes setores econômicos do Brasil, alcançando o patamar de terceiro maior do mundo, atrás apenas de China e Estados Unidos. Com todo esse mercado as cervejarias artesanais também estão em constante crescimento, a cada ano novas cervejarias são registradas, e o Brasil já possui pelo menos uma cervejaria artesanal em cada unidade da federação. A adequação desse setor às práticas ambientalmente sustentáveis estimula sua competitividade, resultando também em benefícios ambientais. O objetivo geral dessa pesquisa é quantificar os impactos ambientais, “do berço ao túmulo”, dos processos envolvidos na fabricação de cerveja artesanal, utilizando como estudo de caso uma micro cervejaria instalada no Nordeste brasileiro. O primeiro objetivo específico é a elaboração de uma revisão bibliométrica e sistemática sobre a aplicação da Avaliação de Ciclo de Vida (ACV) no mercado cervejeiro mundial. Os demais objetivos específicos são a delimitação de fronteiras nos sistemas produtivos da cerveja e aplicar a ACV em cada um deles. A primeira fronteira do sistema estudada será a fase da produção do malte cervejeiro. A próxima fronteira estudada será a da fase de envase e distribuição da cerveja para os pontos de venda. O último estudo irá abranger todas etapas da produção da cerveja, abrangendo desde a produção agropecuária, a produção da cerveja na cervejaria até a sua distribuição para os pontos de venda e consumo. Cada estudo com suas respectivas fronteiras irá gerar um artigo científico que fará parte do corpo dessa tese de doutorado. A Avaliação do Ciclo de Vida (ACV), é uma metodologia consolidada internacionalmente para a quantificação de impactos ambientais associados a produtos, processos e serviços. Devido às preocupações com as mudanças climáticas, utiliza-se o método de avaliação de impacto ambiental IPCC 2013 GWP100a, que expressa o impacto ambiental em kg CO2-eq (agrupando assim as emissões de gases de efeito estufa num horizonte temporal de 100 anos). Até o momento, existem poucas pesquisas que relacionam a aplicação de ACV no mercado cervejeiro nacional, e as pesquisas internacionais são limitadas em escopo. A contribuição deste trabalho é a quantificação dos impactos ambientais envolvidos na produção da cerveja, desde a produção da matéria prima até a disposição final das embalagens, por meio da ACV, e posterior comparação com estudos internacionais para demonstrar o grau de sustentabilidade da produção nacional. Esse é um passo importante para aprofundar o conhecimento em relação às atividades cervejeiras no Brasil, medida que pode servir de inspiração para outros setores industriais.
Presidente - 2991228 - MONICA CARVALHO
Interno - 1643037 - LUIZ MOREIRA COELHO JUNIOR