PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA (PPGEM)

Banca de QUALIFICAÇÃO: RICARDO SOARES GOMEZ

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RICARDO SOARES GOMEZ
DATA: 28/11/2022
LOCAL: meet.google.com/zps-csbe-rdm
TÍTULO: Secagem de Louças Sanitárias em Baixas Temperaturas: Experimentação, Modelagem e Simulação Numérica
PALAVRAS-CHAVES: Bacia Sanitária; Cerâmica; Secagem; CFD; Transferência de Calor e Massa
RESUMO: A secagem é uma operação de transferência de calor e massa envolvendo a remoção de umidade, sendo uma etapa importante e de elevado custo no processo de manufatura de diversos produtos. Para materiais cerâmicos, o processo de secagem é necessário para retirar o excesso de água que é adicionado na etapa de moldagem e conferir a resistência necessária para reduzir as falhas durante a queima do produto. Se o processo de secagem não for realizado da maneira correta, pode promover defeitos no material, perda de produtividade e elevação do consumo energético. Para louças sanitárias, faz-se necessário realizar uma etapa de pré-secagem logo após a retirada da peça do molde, em ambiente com temperatura entre 30 e 40ºC, acarretando em um custo energético adicional. Este trabalho tem por objetivo estudar, teórica e experimentalmente, o processo de secagem em baixas temperaturas de louças sanitárias, com particular referência às bacias sanitárias. Foram realizados sete experimentos de secagem em estufa com diferentes condições operacionais (temperatura, umidade relativa e velocidade do ar de secagem). Os resultados experimentais indicam que o aumento da temperatura e a redução da umidade relativa do ar resultam em secagens mais rápidas. A partir destes resultados experimentais, será possível validar a modelagem tridimensional e transiente desenvolvida através do método dos volumes finitos e emprego de UDFs (User Defined Function) utilizando o software comercial Ansys Fluent, simular casos com outras condições operacionais, testar diferentes arranjos físicos e auxiliar na tomada de decisão visando uma pré-secagem mais eficiente.
Presidente - 1731152 - KELLY CRISTIANE GOMES DA SILVA
Interno - 2344244 - GUSTAVO CHARLES PEIXOTO DE OLIVEIRA