PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA (PPGEM)

Banca de QUALIFICAÇÃO: RAMON RUDÁ BRITO MEDEIROS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RAMON RUDÁ BRITO MEDEIROS
DATA: 03/03/2023
LOCAL: Sala Virtual (meet.google.com/ahg-yiww-uyp)
TÍTULO: ESTUDO DA ANISOTROPIA, DA FRATURA E EFEITO DA DESCONTINUIDADE GEOMÉTRICA NO COMPORTAMENTO MECÂNICO DE COMPÓSITOS HÍBRIDOS DE CARBONO/HMPP E CARBONO/ARAMIDA
PALAVRAS-CHAVES: Compósito Híbrido. HMPP. Aramida. Concentrador de Tensão. Anisotropia.
RESUMO: A maioria dos compósitos estruturais apresentam baixa densidade e alta resistência mecânica, o que permite conceber estruturas mais leves do que àquelas fabricadas em metais comuns (aço, ferro fundido ou alumínio). Essas características tornam os materiais compósitos competitivos em várias aplicações de cunho estrutural, aeroespacial, militar, automotivo, esportivo, entre outros. A otimização e ajustes das propriedades mecânicas dos compósitos podem ser obtidas pelo processo de hibridização, sendo possível reduzir a fragilidade e melhorar a capacidade de absorção de energia, como é o caso da hibridização de compósitos de carbono com fibras de vidro, Kevlar®, Innegra® e Dyneema®. Na maioria das aplicações de engenharia mecânica, faz-se necessário a inserção de descontinuidades geométricas para desempenhar alguma função. O exemplo mais comum é o furo, o qual é inserido em estruturas com o intuito de propiciar uniões, fixações de acessórios, passagens de cabos e dutos etc. Esta tese tem como objetivo estudar os efeitos da hibridização em compósitos de carbono com fibras de HMPP (High Modulus Polypropylene) e aramida, avaliando e quantificando os efeitos anisotrópicos desses materiais. Além disso, analisar a fratura e o comportamento mecânico de laminados com descontinuidade geométrica comum (furo circular concêntrico) quando submetidos ao esforço de tração uniaxial. Os laminados compósitos de carbono, carbono/HMPP e carbono/aramida utilizados na pesquisa foram produzidos pelo processo de laminação a vácuo. As caracterizações das propriedades mecânicas a tração e cisalhamento do material serão realizadas em três orientações: 0°, ±45° e 90°. Ensaios mecânicos de tração uniaxial em corpos de prova com furo circular concêntrico serão realizados e as medições das deformações quantificadas pela técnica DIC (Digital Image Correlation). A fratura dos materiais será avaliada a nível macro e microscópico. Por fim, estudos analíticos e numéricos serão desenvolvidos e seus resultados comparados com os dados obtidos experimentalmente.
Presidente - 1731152 - KELLY CRISTIANE GOMES DA SILVA
Interno - 2015851 - DANIELLE GUEDES DE LIMA CAVALCANTE