PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA (PPGEM)

Banca de QUALIFICAÇÃO: GUSTAVO CÉSAR PAMPLONA DE SOUSA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GUSTAVO CÉSAR PAMPLONA DE SOUSA
DATA: 02/03/2023
LOCAL: Sala Virtual (meet.google.com/xgq-gixx-fph)
TÍTULO: AVALIAÇÃO DO COMPORTAMENTO ÓPTICO E DA RESISTÊNCIA A CORROSÃO DE SUPERFÍCES SELETIVAS SOLARES
PALAVRAS-CHAVES: Superfície seletiva, Modelo matemático, Degradação, Corrosão
RESUMO: A conversão solar térmica apresenta limitações quando se pretende atingir temperaturas mais elevadas, restringindo à aplicabilidade. Revestimentos superficiais seletivos para as placas absorvedoras da radiação solar, são apontados como solução para melhoria da eficiência de coletores fototérmicos, alterando as relações de ganho e perda de energia no equipamento. O desempenho dos diferentes revestimentos disponíveis, seus tipos e custos, aplicações e parâmetros de fabricação devem ser conhecidos, assim como a influência do revestimento na resistência a corrosão da placa absorvedora. Nesta pesquisa, busca-se o estudo teórico e experimental do comportamento óptico de superfícies solares seletivas de CrxOy e MoxOy em substratos de aço inoxidável AISI 304 em condições diferenciadas de tratamentos, validadas através da deposição por Magnetron Sputtering em condições otimizadas de processamento. Espera-se obter uma configuração de seletividade que aponte uma superfície com valores de absorção, emissão e resistência a corrosão que sejam satisfatórios para validação comercial desta tecnologia.
Presidente - 1731152 - KELLY CRISTIANE GOMES DA SILVA
Interno - 2015851 - DANIELLE GUEDES DE LIMA CAVALCANTE