PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA (PPGEM)

Banca de QUALIFICAÇÃO: CAMILO GUSTAVO ARAÚJO ALVES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CAMILO GUSTAVO ARAÚJO ALVES
DATA: 31/03/2023
LOCAL:
TÍTULO: Sistema de Filtragem MERV/UV para Mitigação Viral Eficiente e Conforto Interior em Salas de Cuidados Clínicos
PALAVRAS-CHAVES: Dinâmica dos Fluidos Computacional; SARS-COV-2; Ambiente hospitalar; filtro MERV-13; Raios Ultravioleta.
RESUMO: A contenção da infecção no cenário pós-pandémico tornou-se uma prioridade máx- ima para o equipe de controle de engenharia na área da saúde, especialmente nos setores da pneumologia, onde o tratamento de doenças infecciosas transmitidas pelo ar é frequente. No Brasil, onde o Covid-19 deixou um longo registo de óbitos, há falta de informação sobre a uti- lização de sistemas de UV e filtros para mitigar a propagação viral em ambientes hospitalares, além disso, também não se sabe a influência do uso desta tecnologia no conforto térmico. Esta tese visa apresentar a uma análise de eficiência dos Sistemas de Filtração MERV/UV para Mitigação Viral e Conforto Térmico em Salas de Cuidados Clínicos. Até o presente momento, esta tese analisou como diferentes configurações de sistemas de filtragem podem influenciar a manutenção da qualidade apropriada do ar interior, de acordo com os regulamentos atuais fornecidos pela ANVISA. Nesta etapa foram alcançados os seguintes objetivos: estudo dos arranjos dos sistemas de filtragem nos dutos de climatização dos hospitais; verificação de como as características de filtragem podem comprometer os regulamentos de segurança do fluxo de ar em ambientes hospitalares; e identificação de pontos de estagnação do fluxo de ar que possam favorecer concentrações virais suspensas e aumentar os riscos de contaminação. Para esta avaliação Utilizamos o software STAR-CCM+© com simulações numéricas de diferentes casos de fluxo de ar interior num modelo correspondente a um setor do Hospital Universitário Lauro Wanderley (cidade de João Pessoa, Brasil). Concluímos, nesta etapa da pesquisa, que as normas de velocidade máxima são cumpridas apesar de filtros mais finos ou mais grossos afectarem a propagação do ar. Desta forma, o sistema de climatização é limitado por um tradeoff entre regulação e proteção. As nossas conclusões são relevantes para subtrair futuros desenvolvimentos tecnológicos, intervenções, estratégias de segurança no meio de cenários de contaminação, e novos arranjos de filtração em ambientes hospitalares.
Externo à Instituição - ENIO PEDONE BANDARRA FILHO
Presidente - 2344244 - GUSTAVO CHARLES PEIXOTO DE OLIVEIRA