PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA (PPGEM)

Banca de QUALIFICAÇÃO: JULIO CESAR DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JULIO CESAR DA SILVA
DATA: 28/04/2023
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO: DIAGNÓSTICO DE FALHAS EM ROLAMENTOS DE MOTORES DE INDUÇÃO TRIFÁSICOS VIA DENSIDADE DOS MÁXIMOS A PARTIR DO SINAL DA CORRENTE DO ESTATOR
PALAVRAS-CHAVES: Motor de indução trifásico, rolamento, teoria do caos, corrente
RESUMO: Os motores de indução trifásicos (MITs) são amplamente utilizados na indústria devido à sua confiabilidade, robustez e relativo baixo custo, sendo, por isso, a principal força motriz do setor industrial. Falhas em rolamentos correspondem a mais de 40% do índice de falhas em motores de indução, o que acarreta paradas inesperadas e elevação dos custos nas linhas de produção, além de provocar possíveis acidentes. Tais problemáticas motivam engenheiros e pesquisadores a buscar novos métodos que possam suplantar os métodos clássicos de diagnóstico de falhas, que utilizam abordagens baseadas em transformada de Fourier e wavelets. Diante desse cenário, o presente trabalho propõe o desenvolvimento de um novo método de diagnóstico de falhas em rolamentos de MITs por meio da análise da corrente do estator em conjunto com a técnica SAC-DM (Signal Analysis based on Chao susing Density of Maxima). Para fins de comparação com o novo método, foram implementados outros dois métodos utilizando os sinais de vibração mecânica e sonora emitidos pelo MIT em conjunto com a técnica do envelope de Hilbert. Os sinais foram coletados simultaneamente em três condições de carga: 0%, 58% e 117% da carga nominal. Foram analisados sinais com o rolamento saudável e com falha na pista externa. Os resultados preliminares apontam para um erro relativo percentual de 0,74% para o método utilizando os sinais de vibração e de 0,73% para o método usando sinais sonoros. Já no método utilizando o SAC-DM foi possível detectar falhas no rolamento mesmo com o motor operando com carga variável. A nova metodologia proposta pode, portanto, contribuir significativamente para o diagnóstico de falhas em rolamentos de MITs, oferecendo uma alternativa mais eficiente em comparação com os métodos tradicionais.
Presidente - 1753873 - ABEL CAVALCANTE LIMA FILHO
Interno - 2579537 - ALISSON VASCONCELOS DE BRITO