PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA (PPGEM)

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Logo após o término das inscrições da seleção a comissão organizadora do concurso se reuniu e analisou todos os processos disponíveis na secretaria do PPGEM. Apesar do tempo exíguo e de do número elevado de inscrições (77 ao todo), a comissão analisou os processos e divulgou o resultado dentro do prazo estipulado no edital (15/12/2015). Primeira lista divulgada.

No dia seguinte, foi observado que houve atraso na entrega de alguns processos de inscrição que foram enviados por sedex, processos esses que foram envidados dentro do prazo de inscrição seguindo rigorosamente o que havia sido estabelecido no edital.

A comissão do concurso se reuniu novamente, analisou os novos processos e incluiu os mesmos em uma nova lista.

Observando o inédito elevado número de inscrições, o colegiado se reuniu novamente, consultou os representantes das três áreas e decidiu em aumentar o número de vagas ofertadas. Ao invés de 30 vagas foram ofertadas agora 60 que é o número habitual de ingresso de alunos por ano no PPGEM.

Na nova lista divulgada continha agora mais 4 alunos de mestrado da área de Termofluidos, 1 (um) de mestrado e 3 de doutorado em dinâmica, e dois de mestrado em Processos de fabricação.

Na área de termofluidos, as notas foram alteradas observando o capítulo II do edital, já que a nota máxima curricular foi obtida por um dos alunos cujo processo foi analisado posteriormente à divulgação da primeira lista.

Considerações finais:

1. Na segunda lista divulgada, todos os alunos que constavam como aprovados na primeira continuaram aprovados, devido ao aumento de vagas ofertadas.
  2. A comissão e o colegiado agiram de forma que não houvesse prejuízo a nenhum candidato devidamente inscrito e para atender à alta demanda por ingresso no PPGEM.

O PPGEM possui uma cota de bolsas da CAPES e do CNPQ. A maior parte da cota dessas bolsas está sendo utilizada pelos alunos que atualmente integram o corpo discente do programa, outras estão disponíveis para serem ocupadas imediatamente ou em curto prazo. Segue prognóstico inicial:

DOUTORADO CNPq - 1 bolsa disponível + 1 disponível para agosto/2016

MESTRADO CNPq - 2 a  partir de março/2016

DOUTORADO CAPES - 1 disponível + 5 a partir de 04/2016 + 1 a partir de 05/2016

MESTRADO CAPES - 1 disponível + 3 a partir de março/2016

A distribuição de bolsas constitui um novo processo classificatório, diferente, portanto, do processo classificatório para ingresso no PPGEM. Esta distribuição, que abrange todos os inscritos distribuição de bolsas, será realizada de acordo com os seguintes critérios.

1. Estarão concorrendo a bolsas os alunos que na inscrição indicaram interesse.
  2. Alunos com vínculo empregatício que tenham interesse em bolsa deverão pedir exoneração do vínculo antes do momento da implementação;
  3. A distribuição será feita priorizando os primeiros colocados de cada área que estão concorrendo a bolsas, sendo as bolsas distribuídas igualmente por área. Por exemplo, as 3 primeiras bolsas de mestrado ou doutorado serão distribuídas para o melhor colocado (candidato a bolsa) de cada área.
  4. Numa disputa de bolsas entre candidatos das três áreas na linha de sucessão serão priorizados aqueles que tiverem obtido maior média no concurso.
  5. A lista dos nomes prioritários para bolsa será divulgada logo após o final das análises dos recursos.