PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA (PPGEM)

Banca de QUALIFICAÇÃO: JOÃO VITOR LIRA DE CARVALHO FIRMINO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOÃO VITOR LIRA DE CARVALHO FIRMINO
DATA: 20/09/2023
LOCAL: https://meet.google.com/khz-awyz-wyc
TÍTULO: APLICAÇÃO DE REDES NEURAIS ARTIFICIAIS NA IDENTIFICAÇÃO DE INSUFICIÊNCIA CARDÍACA E PNEUMOPATIA
PALAVRAS-CHAVES: Insuficiência cardíaca; pneumopatia; diagnóstico; vozes; análise de sinais; redes neurais artificiais.
RESUMO: A insuficiência cardíaca é uma doença que afeta a capacidade do coração de bombear sangue de forma adequada para nutrir todo o organismo. Atualmente, o principal método de diagnóstico para essa patologia é a mensuração clínica do peptídeo natriurético do tipo B (BNP). No estágio inicial, a insuficiência cardíaca pode ser facilmente confundida com doenças pulmonares, devido à semelhança de seus sintomas iniciais. Nesse contexto, o presente projeto de tese tem como objetivo identificar pacientes com pneumopatia e cardiopatia utilizando distorções vocais e redes neurais artificiai. Para a elaboração do software, foram coletadas, até o momento, as vozes de 257 indivíduos que são separados por sexo e idade. Dentre essas amostras, 83 vozes de pessoas já diagnosticadas com insuficiência cardíaca foram obtidas no instituto do coração de São Paulo (INCOR - SP) e no hospital metropolitano de João Pessoa. Além disso, foram gravadas as vozes de 116 pessoas com pneumopatia no hospital metropolitano de João Pessoa. As vozes dos outros 58 indivíduos saudáveis foram coletadas em ambiente extrahospitalar, utilizando o gravador de áudio digital PX440 da Sony. A metodologia segue a aplicação das seguintes técnicas para obter e extrair as características dos sinais: análise estatística, transformada rápida de Fourier, transformada discreta de wavelet e análise mel-cepstral. Essas características foram utilizadas para alimentar as redes neurais artificiais (RNAs) desenvolvidas para cada sexo. Os resultados obtidos com as arquiteturas das redes foram promissores, alcançando uma eficiência de 95% nos testes realizados para a RNA direcionada aos homens e 90% para a RNA direcionada às mulheres. Dessa forma, as redes desenvolvidas apresentaram resultados encorajadores, que permitem a criação de um sistema robusto de auxílio ao diagnóstico da cardiopatia e da pneumopatia.
Interno - 1753873 - ABEL CAVALCANTE LIMA FILHO
Externo ao Programa - 1296645 - KOJE DANIEL VASCONCELOS MISHINA